'Velocidade Furiosa 5' foi o filme mais pirateado
Entre os filmes mais vistos nas salas de cinema e a realidade do mundo virtual vai uma grande diferença. O filme em sala mais rentável do ano, 'Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 1', mal entrou na lista dos filmes mais pirateados de 2011, com 6 milhões de 'downloads' ilegais através da tecnologia BitTorrent, em todo o mundo.
A lista, então, foi encabeçada pelo quinto e mais bem sucedido capítulo da série 'Velocidade Furiosa', segundo adianta o 'Los Angeles Times'. O filme de Justin Lin, com Vin Diesel, The Rock, Paul Walker e Eva Mendez, foi descarregado 9 milhões e 300 mil vezes em todo o mundo durante este ano.
Ainda assim, estes números representam uma descida em relação ao ano passado, já que o filme mais pirateado de 2010, 'Avatar', de James Cameron, registou 16,6 milhões de descargas ilegais, mais 78% do que 'Velocidade Furiosa 5'.
'A Ressaca - Parte II', de Todd Phillips, e 'Thor', de Kenneth Brannagh, foram o segundo e terceiro filme mais pirateado (com 8,8 e 8,3 milhões de transferências ilegais), respectivamente, numa lista que conta também 'Código Fonte', de Duncan Jones (7,9 milhões), 'Eu Sou o Número 4', de D.J. Caruso (7,7 milhões), e 'Sucker Punch', de Zach Snyder (7,2 milhões).
Abaixo dos 7 milhões de transferências ilegais constam '127 Horas', de Danny Boyle, 'Rango', de Gore Verbinski, a produção britânica 'O Discurso do Rei', de Tom Hooper, e finalmente o mais recente filme da saga 'Harry Potter'.