Ela não vive sem o seu coelho de peluche azul. Ele troca o R pelo L. Quem cresceu a ler a banda desenhada da Turma da Mônica não tem dificuldades em identificar duas das suas principais personagens, Mónica e Cebolinha. A eles juntam-se ainda a menina comilona, Magali, e o menino que não gosta de tomar banho, Cascão. Os anos passaram, e agora a famosa banda desenhada, criada por Maurício de Sousa, marca cada vez mais presença no mundo digital. Em entrevista à nossa revista, Mónica de Sousa, filha do criador e diretora executiva da marca, não tem dúvidas de que esta é uma forma "de acompanhar os novos tempos" e também de "adaptação às exigências do público mais jovem"..A Maurício de Sousa Produções marcou presença no Mipcom, feira de conteúdos audiovisuais realizada em Cannes, para apresentar os seus projetos. "Queremos que as nossas animações sejam a ponta de lança para que as nossas personagens sejam reconhecidas em cada vez mais países. Este ano apresentámos 104 filmes", começa por explicar a responsável à nossa publicação..Esses 104 filmes dividem-se em duas fatias de 52 episódios: Mônica Clássica, histórias com uma duração de sete minutos dirigida ao público infantil, e Mônica Toy, pequenos filmes de 30 segundos, que é a novidade apresentada pela marca. "Por não ter diálogos, a série Mônica Toy torna mais fácil a internacionalização. Lançámos este produto porque é totalmente virado para o mundo digital. Por ser dirigido a um público acima dos 14 anos permite-nos resgatar a essência da Mónica, que no início era um bocadinho mais atrevida", justifica. Mônica Toy está disponível no YouTube e conta com mais de 12 milhões de visualizações no nosso canal oficial da Turma da Mônica..Portugal é um dos mercados que estão na mira da Maurício de Sousa Produções, que pretende entrar na televisão portuguesa no próximo ano. "Temos uma relação de grande proximidade com Portugal, como não poderia deixar de ser. As nossas personagens são muito queridas, principalmente por causa das revistas de banda desenhada. Gostaríamos de ver as nossas animações nos canais de TV portugueses e estamos a fazer contactos nesse sentido", esclarece Mónica de Sousa..Nos canais generalistas, a porta de entrada é a SIC, canal com o qual já estão agendadas algumas reuniões. Mas a Turma da Mônica não quer ficar por aqui, e pretende, também, integrar a programação de um canal infantil do universo cabo que, segundo a responsável, poderá ser o Panda ou o Cartoon Network. .Entre banda desenhada e animações, a Turma da Mônica está presente em mais de 30 países. A diretora executiva da marca destaca o caso da China, país no qual as crianças adotaram "a Mónica de imediato". "Parece até uma personagem local", frisa. Além de os desenhos animados da Turma da Mônica estarem presentes em alguns canais, tais como Cartoon Network, Discovery Kids e Nickelodeon, a marca tem também procurado afirmar a sua posição no mundo digital, nomeadamente em sites, contas no Facebook, Google Plus e Instagram, YouTube, no Netflix e aplicações para smartphones e tablets. ."É um orgulho muito grande ter inspirado uma personagem como a Mónica".Neste ano, a Turma da Mônica celebrou 51 anos de existência. Qual é, afinal, o segredo desta longevidade? A diretora executiva da marca ressalva o facto de o seu pai, Maurício, estar "muito atento ao que se passa no mundo". "A nossa equipa trabalha connosco há muito tempo e gosta muito do que faz. Temos de nos adaptar constantemente aquilo que as crianças gostam, não nos podemos limitar a exportar o produto.".Mónica de Sousa não esconde o orgulho que sente por ter inspirado o seu pai a criar a protagonista destas revistas de banda desenhada. "É um orgulho muito grande ter inspirado uma personagem como a Mónica. Em vez de o meu pai discutir comigo por causa do meu temperamento, ele decidiu criar uma personagem com a minha personalidade. Ele respeitou a minha individualidade", sublinha Mónica de Sousa. O mesmo aconteceu com a sua irmã, Magali. "Tal como a personagem, ela também come daquela maneira e é magrinha", acrescenta. .Em banda desenhada, em desenho animado ou em videojogo, os valores transmitidos pela Maurício de Sousa Produções ao público infantojuvenil são sempre os mesmos. "Procuramos enaltecer a amizade, a família, a ética, o respeito pela diferença e a preocupação pelo meio ambiente." O que não invalida, contudo, a presença das célebres coelhadas da Mónica no Cascão e no Cebolinha para apimentarem as histórias.