'Troika' aprova nova tranche para a Grécia
"A missão técnica [da 'troika'] chegou a acordo com as autoridades face às políticas económicas e financeiras necessárias para corrigir o programa económico do governo", refere um comunicado conjunto da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).
O documento assinala que os objectivos de défice para 2011 estão "fora de alcance", e aponta ainda que para 2013 e 2014 medidas adicionais de austeridade "serão provavelmente necessárias", embora para 2012 as medidas tomadas pelo governo helénico sejam à partida suficientes.
A recessão no país, aponta a 'troika', será "maior que a antecipada em Junho", e uma recuperação é apenas esperada "a partir de 2013".
No campo das privatizações, as entidades internacionais dizem que o atraso na preparação dos processos levará a que os ganhos em 2011 sejam "significativamente inferiores ao esperado", embora se mantenha o desígnio de Atenas de obter 35 mil milhões de euros em privatizações até final de 2014.
"Quando o eurogrupo e a Comissão Executiva do FMI aprovarem as conclusões da quinta análise [da 'troika'], a próxima tranche de oito mil milhões de euros será disponibilizada, o mais provável no começo de Novembro", diz a nota conjunta hoje divulgada pela 'troika'.