'Top Gear'. O excêntrico ruivo que é doido por Ferraris

Há 23 anos na TV e rádio, Chris Evans é amigo de Jeremy Clarkson, tem uma coleção de carros luxuosos, deixou o álcool graças ao Príncipe Harry e namorou com uma Spice Girl.
Publicado a
Atualizado a

Fez os mais variados trabalhos quando entrou na casa dos vintes - foi DJ em discotecas, operou na distribuição de jornais e disfarçou-se de Tarzan como animador de festas e despedidas de solteiro -, mas foi no mundo dos media que Chris Evans se tornou, nos últimos 32 anos, um dos comunicadores mais conhecidos no Reino Unido.

O extravagante ruivo de 49 anos que foi agora anunciado como o novo apresentador de Top Gear, e assim o substituto de Jeremy Clarkson no popular formato automóvel visto por 350 milhões de espectadores em todo o mundo, tem mantido uma carreira de êxito há mais de três décadas. Primeiro na rádio, desde a Picadilly Radio, em Manchester, até às estações 1 e 2 da BBC - as mais ouvidas entre os britânicos, onde se tornou na popular voz dos programas da manhã e da tarde ao longo dos anos. A TV chegou depois, na década de 1990, apresentando formatos de entretenimento de êxito como o The Big Breakfast, o TFI Friday ou a versão original que inspirou o programa da SIC Não Se Esqueça da Escova de Dentes. Atualmente, voltou ao universo do FM, como anfitrião do programa das manhãs da BBC Radio 2, pelo qual aufere uns estimados dois milhões de euros por ano.

Empresário por natureza, criou a sua produtora de TV, a Ginger Media Group, e comprou, anos depois, o grupo de rádios da Virgin, de Richard Branson, mas acabou por vender as duas, pouco tempo depois, em dois negócios que o levaram à lista dos mais ricos de Londres do Sunday Times.

Nascido na pequena cidade inglesa de Harrington, a sua forte personalidade e frontalidade já o envolveu em várias polémicas, sendo frequentemente figura central das primeiras páginas dos tabloides. Foi assim quando, por exemplo, teceu comentários depreciativos em torno de Anne Frank; ou quando envergonhou os colegas da sua equipa em direto ao questionar-lhes, sistematicamente, sobre as suas vidas sexuais; ou até quando foi despedido das rádios Virgin por faltar ao trabalho por estar com ressacas; ou através de fotografias suas bêbado em bares londrinos. O vício do álcool, de resto, foi um problema que só conseguiu resolver em 2011, quando foi aconselhado num evento pelo príncipe Harry a deixar a bebida.

Fanático por carros, detém uma extensa coleção de veículos luxuosos e antigos (alguns deles já leiloou para eventos de solidariedade) e é fã confesso de Ferraris. O britânico, cujo "programa preferido de sempre" é, precisamente, o Top Gear, vive numa mansão do século XVII em Ascot, Inglaterra, já foi dono de uma cadeia de pubs e detém ainda um helicóptero - Evans tem licença de piloto.

Chris Evans, que começa a gravar a 23.ª temporada de Top Gear nas próximas semanas, e que já foi casado com a atriz e cantora Billie Pipper e apontado como namorado da Ginger Spice, Geri Halliwell, é, curiosamente, amigo de longa data de Jeremy Clarkson, que lhe enviou um sms a desejar "boa sorte" para o novo desafio profissional.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt