'Sexta às 9' na rota do tráfico humano
Durante duas a três semanas a equipa de reportagem de Sexta às 9, composta por Teresa Nicolau e Sérgio Ramos, andou "no encalço de uma rede que alicia bulgaros e romenos para trabalharem no nosso País em campos agrícolas a troco de um trabalho na Dinamarca muito bem remunerado, entre três a quatro mil euros por mês", explicou ao nosso jornal Sandra Felgueiras.
A jornalista da RTP1 acrescenta que o sonho rapidamente se transforma em pesadelo, "já que, chegados a Portugal, esses trabalhadores assinam dois contratos, um em português e outros em inglês, ficando com a obrigação de pagar a viagem, o transporte diário para os campos agrícolas e o alojamento sem condições. Temos uma trabalhadora búlgara que tentou sair da rede e que denuncia a situação".
A reportagem inclui depoimentos da Inspeção Geral de Trabalho, que se refere a este caso "como uma forma de tráfico humano", enquanto a Amnistia Internacional o classifica de "escravatura moderna".
A edição desta semana de Sexta à 9 assinala ainda o 10 de junho com uma reportagem sobre o critério da atribuição das Medalhas de Grande Oficial da Ordem de Mérito. O trabalho jornalístico procura justificações para o facto de José Sócrates e Carvalho da Silva nunca terem sido distiguidos com esta medalha.
O programa de Sandra Felgueiras termina no próximo dia 28, regressando em setembro com nova temporada.