'Repórter TVI' ensina a lidar com os desperdícios alimentares

A próxima edição do <em>Repórter TVI</em> dá a conhecer os projetos que existem em Portugal para lidar com os desperdício alimentares. Para ver esta segunda-feira, dia 14, no 'Jornal das 8'.
Publicado a
Atualizado a

Porque há quem entenda que este é um tempo em que é preciso aproveitar, poupar, inovar e acima de tudo, mudar, a próxima edição do Repórter TVI dá a conhecer os projetos que existem em Portugal para lidar com os desperdício alimentares.

Todos os dias, cerca de 50 mil refeições de restaurantes e cantinas vão parar ao caixote do lixo. Todos os anos, mais de 50 mil toneladas de batata não chegam ao consumidor, apesar de estarem em boas condições para consumo. Uma quantidade suficiente para encher mais de 2300 camiões-TIR e ocupar uma área próxima dos 100 mil metros quadrados, ou seja, quase 3 vezes o Terreiro do Paço, em Lisboa.

Esta é a razão porque surgiram instituições como a Refood ou o Movimento Zero Desperdício que tentam fazer com que a comida desperdiçada chegue às cerca de 360 mil pessoas que passam fome em Portugal. No entanto, há quem vá mais longe e encha a dispensa com alimentos encontrados no caixote do lixo dos supermercados.

Caixote do Luxo é uma reportagem do jornalista Pedro Veiga, com imagem de Ricardo Ferreira e montagem de João Pedro Ferreira para ver segunda-feira, dia 14, no Jornal das 8.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt