'O Messias' no Porto e o 'Hino à Alegria' no Algarve

Publicado a
Atualizado a

O maestro Marc Tardue, titular da Orquestra Nacional do Porto (ONP) desde 2000, dirige hoje e amanhã a "sua" orquestra pela última vez. Esta noite (21.30), na Igreja da Lapa, e amanhã (18.00), na Casa da Música (Sala Suggia), Tardue terá diante de si a partitura de O Messias, a mais célebre das oratórias de Georg Fried-rich Händel (1685-1759), obra escolhida para este Concerto de Natal da ONP. Em três partes e com um libreto de Charles Jennens (1700-1770) compilado a partir dos textos bíblicos, O Messias estreou-se em Dublim, a 13 de Abril de 1742.

O coro será o da Sé Catedral do Porto (fundado em 1971 pelo cónego Ferreira dos Santos) e solistas vocais serão o soprano Dora Rodrigues, o meio-soprano Annunziata Vestri, o tenor Thomas Walker e o baixo Raffaeli Costantini.

A partir de Setembro de 2008, assume funções como titular da ONP (até 2011) o alemão Christoph König.

No Algarve, a Orquestra regional (OA) faz o seu Concerto de Natal e outra formação regional, a Filarmonia das Beiras, visita Lagos para a estreia algarvia da Nona de Beethoven.

Em S. Brás de Alportel (Cine-Teatro), às 21.30, a Orquestra do Algarve, dirigida por Luís Carvalho, toca obras de Corelli, Manfredini e Torelli e clássicos natalícios de Bach, Händel, Adam, Franz X. Gruber e Gounod. É solista o barítono Rui Baeta. O programa repete amanhã, à mesma hora, no Centro Cultural de Lagos.

Neste local e à mesma hora, mas hoje, a Orq. Filarmonia das Beiras, o Choral Aeminium, o Coro Regina Coeli e os solistas Isabel Alcobia (S), Liliane Bizineche (MS), Paulo Ferreira (T) e Joshua Jeremiah (B) interpretam a Sinfonia n.º 9, 'Coral', de Ludwig van Beethoven. Dirige António Vassalo Lourenço. | - B. M.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt