'O Artista' vence prémios principais
O filme francês, mudo e a preto e branco, mesmo saindo da gala com o mesmo número de Óscares que a grande produção 3D de Martin Scorsese, foi na verdade o "vencedor" da noite, uma vez que a si chamou a premiação de maior peso. Esta foi, de resto, a primeira vez que, na história dos Óscares, um filme não americano vence a categoria principal.
Jean Dujardin (o protagonista de 'O Artista') sagrou-se Melhor Ator e Meryl Streep venceu o seu terceiro Óscar pela sua criação da figura de Margaret Thatcher no filme 'A Dama de Ferro'. Frequentemente nomeada (tem um total de 17 nomeações) mas na verdade sem receber qualquer prémio desde 1983 (o ano de 'A Escolha de Sofia'), a atriz mostrou surpresa no momento em que o seu nome foi revelado, gracejando depois com o estatuto de "repetente" ao subir ao palco.
A noite assinalou o regresso à cerimónia do apresentador Billy Crystal e a um modelo "clássico" de bom humor. Além da apresentação dos prémios e pontuais sketches, a cerimónia apostou apenas num número mais elaborado no momento em que perto de 50 artistas do Cirque du Soleil homenagearam o cinema.
A seguir deixamos o retrato minuto a minuto da noite:
4.32 - Tom Cruise apresenta nomeados para Melhor Fime. Ganha 'O Artista'
4.24 - Colin Firth apresenta nomeadas para Melhor Atriz. Meryl Streep vence com 'A Dama de Ferro'. Agradece especialmente ao responsável pela sua caracterização com quem trabalha há mais de 30 anos e que esta noite ganhou também um Óscar pelo mesmo filme.
4.13 - Natalie Portman apresenta os nomeados para Melhor Ator. Vence Jean Dujardin ('O Artista'). Sorridente e feliz termina aos gritos, em francês. "C'est formidable".
3.55 -Meryl Streep apresenta os Óscares honoríficos e humanitários. Ophrah Winfrey, Dick Smith e James Earl Jones são os homenageados.
3.50 - Michael Douglas apresenta nomeados para Melhor Realizador. Michel Hazanavicius ganha com 'O Artista'. Ao receber o Óscar diz-se o realizador mais feliz do mundo.
3.38 - Elenco de 'A Última Despedida de Solteira' apresentam nomeados de Curtas Metragens. 'The Shore' vence Curta Metragem de Imagem Real. 'Saving Face' vence Curta Metragem Documental. 'Fantastic Flying Books of Mr Morris Lessmore' vence Melhor Curta Metragem de Animação.
3.35 - Milla Jovocich apresenta prémios científicos
3.24 - Angelina Jolie apresenta nomeados para Argumento. 'Os Descendentes' vence Argumento Adaptado. Woody Allen vence Argumento Original com 'Meia Noite em Paris'.
3.17 - Will Ferell e Zach Galifianakis apresentam os dois nomeados para Melhor Canção. Vence Bret McKenzie, por 'Os Marretas'
3.12 - Penelope Cruz e Owen Wilson apresentam nomeados para Banda Sonora.Venceu Ludovic Bource, por 'O Artista'
3.10 - Discurso (breve) de Tom Sherack, presidente da Academia
2.58 - Melissa Leo apresenta nomeados para Ator Secundário. Christopher Plummer', em 'Assim é o Amor'. Quando nasci já estava a ensaiar o discurso, gracejou o ator de 82 anos.
2.52 - Emma Stone e Ben Stiller apresentam nomeados para Efeitos Visuais. Vence 'A Invenção de Hugo'.
2.44 - Chris Rock apresenta nomeados para Melhor Filme de Animação. Vence 'Rango'
2.40 - Gwyneth Paltrow e Robert Downey Jr apresentam nomeados para Melhor Documentário. Vence 'Undefeated', TJ Martin, Dan Lindsay e Richard Middlemas.
2.35 - Espetáculo do Cirque du Soleil de homenagem ao cinema em plena sala.
2.22 - Tina Fey e Bradley Cooper apresentam nomeados de Melhor Montagem, Som e Efeitos Sonoros. 'Millenium 1 - Os Homens que Odeiam as Mulheres' vence Melhor Montagem. 'A Invenção de Hugo' ganha Melhores Efeitos Sonoros e Som.
2.10 - Christian Bale apresenta nomeadas de Melhor Atriz Secundária. Vence Octavia Spencer, em 'As Serviçais'. Emocionada agradece a várias figuras do mundo do cinema que mudaram a sua vida, entre elas Steven Spielberg.
2.06 - Sandra Bullock apresenta Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Vence o filme iraniano 'Uma Separação'.
1.54 - Cameron Diaz e Jennifer Lopez apresentam nomeados para 'Guarda Roupa' e 'Caracterização'. 'O Artista' vence o Óscar de Guarda Roupa. 'A Dama de Ferro' vence Melhor Caracterização.
1.47 - 'A Invenção de Hugo' vence Melhor Direção Artística
1.43 - 'A Invenção de Hugo' vence Melhor Fotografia
1.30 - As primeiras palavras da noite ficaram por conta de Morgan Freeman. Seguindo-se uma montagem de cenas dos filmes nomeados, com Billy Crystal, o apresentador integrado em situações relacionadas com as respetivas narrativas. Esta é a nona vez que Billy Crystal apresenta a cerimónia. Além do filme inicial, o apresentador cantou uma dedicatória a cada um dos nove nomeados para Melhor Filme.