'Humor' de Paula Rego na Casa das Histórias

A exposição de Paula Rego que pode ser vista a partir de hoje, dia 1 de março, na Casa das Histórias, em Cascais, fala dos estados de alma que o corpo revela.
Publicado a
Atualizado a

A mostra, intitulada 'Mood/ Humor', nasce do empréstimo de uma série de sete pinturas da artista que pertencem à coleção do museu de Serralves, no Porto. O conjunto chama-se 'Possessão' e nunca tinha sido visto em Cascais e Lisboa.

Esta série trata a histeria feminina. Outras emoções perpassam pela exposição em outras obras, organizada em núcleos temáticos. O fio condutor é a manifestação de humores, estados emocionais, afetos, "tão presentes na obra da artista", como refere a Casa das Histórias.

A propósito desta exploração dos estados emocionais, estará exposta ainda a obra 'Jenufa', empréstimo de um colecionador particular, e obras da coleção como 'Operas', 'O Vinho' e 'O Macaco Vermelho Bate na Mulher' (1981), que está em regime de comodato na Casa das Histórias.

Também podem ser vistos um conjunto de desenhos inéditos "realizados pela artista num momento de descoberta e consolidação das suas pesquisas". 'Melancolia' (ou 'Traças'), de 1995, e 'Vergonha' , de 2001, são exemplos desses estudos da artista.

Diz Paula Rego: "Uso a figuração porque é a única forma de transmitir um estado de alma [put mood across], através de figuras, porque gosto de desenhar pessoas, interesso-me muito por pessoas, gosto de pessoas acima de tudo. É curiosa a sua crueldade e todas essas coisas, são coisas fascinantes, as pessoas".

A exposição pode ser vista até 24 de junho, das 10.00 às 18.00 (entrada gratuita).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt