'Gato' dita texto em prova de língua portuguesa na SIC
Ricardo Araújo Pereira, um dos humoristas do quarteto Gato Fedorento , vai ditar a sua parte num texto que serve de prova final aos concorrentes da 4.ª edição do Campeonato da Língua Portuguesa.
Com ele, dia 13, domingo, das 18.00 às 20.00, estarão também, em diferido (programa é gravado sábado, 12), a partir do CCB, em Lisboa, a escritora Ana Maria Magalhães e valter hugo mãe, o vencedor do Prémio José Saramago, em 2007. Esta é uma das novidades deste ano da final deste campeonato organizado pelo Expresso , Jornal de Letras e SIC Notícias, meios detidos pelo grupo Impresa, de Francisco Pinto Balsemão.
A Ana Maria Magalhães cabe-lhe ditar a parte da sua autoria ao grupo dos iniciados até aos 15 anos. valter hugo mãe tem a incumbência de redigir a parte destinada ao grupo dos 15 aos 18 anos, e a Ricardo Araújo Pereira cabe a responsabilidade de terminar o ditado para os concorrentes com mais de 1 8 anos.
Bárbara Guimarães, apresentadora deste campeonato, explicou ao DN que a ideia de "ir buscar uma obra literária surgiu logo na primeira edição do campeonato, tendo evoluído até chegar a este trio de pessoas, que admiro imenso", revela, salientando a "ligação íntima à escrita" e prometendo: "Vão surpreender- -nos com o texto apresentado."
Segundo Bárbara Guimarães, esta foi a forma de "dar um lado mais lúdico ao campeonato", que se pretende que seja uma "celebração", tal como a língua portuguesa, "que é um património". Outra das novidades destacadas pela anfitriã do campeonato prende-se com a informatização de todo o processo, ou seja, este ano, as respostas dos concorrentes foram quase todas enviadas de forma electrónica. Resultado, mais de 40 mil inscrições, mais 25% que na edição do ano passado, que andou nas 30 mil participações. Este é um número que enche de satisfação Bárbara Guimarães, sobretudo porque vêm de mais de 30 países diferentes, entre os quais, destaca, a China, Venezuela, Argélia, Noruega, Roménia. "Há uma escola em Espanha, em que participou uma turma inteira, estando um dos seus alunos na final", conta Bárbara Guimarães, que destaca ainda a participação do Brasil com cerca de 200 candidatos.
Instada a revelar se a organização do campeonato previu abordar a discussão sobre o acordo ortográfico, que está na ordem do dia - foi ontem discutido no Parlamento -, a apresentadora explicou que, se tudo se definir até lá, a edição do próximo ano já contemplará essa nova realidade.
Este ano, na final desta 4.ª edição estarão 337 candidatos. A maior faixa conta com 138 concorrentes com idades entre os 15 e 18 anos, seguindo-se o grupo com mais de 18 anos, que totaliza 137 candidatos. O grupo com menos de 15 anos perfaz 62 candidatos. Mas, feitas as provas - questionário de escolha múltipla e ditado -, apenas 18 subirão ao palco, para saírem três vencedores.
O primeiro classificado ganha uma viagem ao Egipto, com visita à Biblioteca de Alexandria e prémios diversos, o 2.º uma viagem a Londres e o 3.º a Madrid e prémios vários.