'El Español' ainda não nasceu mas já faz tremer a imprensa
O novo projeto de Pedro J. Ramírez, antigo diretor do El Mundo, ainda se encontra numa fase embrionária, mas já dá que falar. O jornal digital El Español, que arranca oficialmente em outubro, já tem perto de nove mil subscritores e já conseguiu angariar mais de 18 milhões de euros (onde estão englobados os 5,6 milhões injetados por Ramírez e provenientes da indemnização que recebeu pela sua saída do El Mundo) de investidores privados e de instituições. Tudo no espaço de oito meses.
Em declarações exclusivas ao DN, Pedro J. Ramírez não tem dúvidas de que "não há nada mais emocionante do que participar no lançamento de um novo jornal". Neste primeiro ano, o jornalista espera conseguir elevar a fasquia para os 20 mil subscritores e explica: "Sempre quisemos ter receitas publicitárias, mas também [as provenientes] das assinaturas porque é isso que pode garantir a independência do El Español".
Pedro J. Ramírez congratula-se com o facto de o El Español estar já a criar um grande interesse internacional, ainda antes de ter arrancado oficialmente. No que toca ao plano de negócios do seu novo projeto, o jornalista espera que numa fase inicial "as assinaturas representem 15 a 20% das receitas". Dentro de cinco anos é esperado que o valor suba para os 40%.
Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN