'Downton Abbey' despede-se esta terça com ajuda de Clooney
A poderosa e aristocrática família Crawley despede-se esta terça-feira do público português com o último episódio da quinta temporada de Downton Abbey, às 21.45 na Fox Life. Um último capítulo em forma de especial de Natal, mantendo a tradição dos últimos anos, que conta com um reforço de peso no elenco: o do galã de Hollywood George Clooney.
Apesar da antecipação e publicidade em torno do episódio especial, inserido na iniciativa de solidariedade britânica Text Santa, o final da quinta temporada não conseguiu liderar as audiências no Reino Unido, tendo sido visto na ITV por 5,8 milhões de espectadores, atrás do especial natalício de Doctor Who, da BBC, que atingiu os 6,3 milhões de seguidores. Curiosamente, a participação de Clooney no drama de época criado em 2010 por Julian Fellowes, registou, também, a pior audiência dos quatro especiais de Natal de Downton Abbey.
O episódio remete para o outono de 1924, quando Lord Sinderby (Daniel Aldridge) aluga o castelo de Branscaster para uma festa em plena época de caça à perdiz, e para a qual convida a família Crawley e, claro, George Clooney, na trama com o nome de Lorde Hollywood. Para aguçar o apetite para o final da quinta temporada, a ITV publicou um excerto do episódio, de dez minutos, onde, em tom de paródia, se fala na possibilidade dos Crawley terem perdido toda a sua fortuna. Além disso, também se imagina como seria a vida da família se o patriarca, Robert, não existisse, com um toque de humor no guião. É por isso que, nesta hipotética história, Clooney interpreta o marido de Cora, que na trama é casada com o patriarca.
Com uma sexta temporada confirmada em novembro pela ITV, a história em torno do clã Crawley e dos seus empregados regressa com novos episódios para o ano, em meados de setembro.