'Downloads' superam vendas de CD
Dez anos após o lançamento do primeiro iPod, o ficheiro digital destrona o CD. Em 2011, a venda de música em formato digital representou 50,3% do total da música comprada pelos consumidores norte-americanos - o que significa que, em breve, isto estará a acontecer em muitos outros países. Estas são as principais conclusões a retirar do relatório anual realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen.
A comercialização digital de canções ('downloads') aumentou 8,4% em relação a 2010 e representa já um volume de negócio na ordem dos 1,27 milhões de dólares (cerca de 998 mil euros). Mais significativa ainda é a subida da venda de álbuns completos em formato digital - na ordem dos 20%. O que significa um volume de negócio superior a 100 milhões de dólares (cerca de 78 milhões de euros).
Esta é a verdadeira mudança que está a acontecer - até aqui os consumidores optavam pelos ficheiros digitais quando queriam adquirir canções soltas mas, no momento de comprar um álbum completo, eram ainda algo conservadores e preferiam o formato físico. Mas a tendência está a alterar-se.
Apesar disso, a venda de discos sofreu uma queda de apenas 5% (em 2010 a quebra de vendas tinha sido de 19,5%).
Em termos gerais, o disco mais vendido do ano foi, como já se sabia, '21', de Adele (1,8 milhões de cópias digitais e 4 milhões de unidades físicas), seguido de 'Christmas', de Michael Bublé, e 'Born This Way', de Lady Gaga.
O tema 'Rolling in the Deep', de Adele, foi o mais vendido em formato digital. Mas Katy Perry superou a britânica como a artista que mais canções digitais vendeu nos EUA: 15,1 milhões de unidades para Katy Perey e 14,2 milhões para Adele.
Já Lady Gaga foi a artista mais escutada em 'streaming' através da Internet, um sistema que permite ouvir a música sem a descarregar.
Apesar de todas estas inovações técnicas, o vinil ainda sobrevive e, na verdade, as vendas deste formato aumentaram 1,3% em relação ao ano anterior. O disco 'Abbey Road', dos Beatles, foi o mais vendido nos EUA, com mais de 41 mil cópias vendidas em 2011.