'Chef' Ljubomir chega ao cabo pela mão de Murdoch

O primeiro programa de televisão feito em território nacional pela produtora Shine, filial da News Corporation, de Rupert Murdoch, estreia-se no dia 29 deste mês no 24Kitchen, canal da Fox. <em>Papa-Quilómetros</em> será apresentado pelo <em>chef</em> Ljubomir Stanisic e surgiu da conjugação de vários fatores. "No final do ano passado, o Ljubomir lançou o livro homónimo, que preparou nos intervalos das gravações de <em>Masterchef</em> [RTP1]. Nessa altura, a Fox estava à procura de programas de culinária e eu achei que o livro daria um bom espaço de televisão", explica Rui Ávila, responsável pela Shine em Portugal.
Publicado a
Atualizado a

Em Papa-Quilómetros, o chef sérvio, e proprietário do restaurante e bristô 100 Maneiras, em Lisboa, viaja por 15 localidades portuguesas em busca dos "produtos alimentares e das tradições culinárias regionais, das castas perdidas e da cultura gastronómica mais enraizada". "Falo com muitas pessoas para ficar a par dos hábitos que têm, principalmente os mais antigos, e baseio o prato que vou fazer nos ingredientes que encontro no local. Levo comigo pouco mais do que uma bilha de gás, frigideiras e um par de facas", explica Ljubomir Stanisic.

A passagem do livro para TV obriga a que o chef percorra novamente as cidades, vilas e aldeias que visitou para escrever a obra que serve de guião ao programa. "A grande diferença é que agora vamos acrescentar cinco lugares aos dez que fizeram parte do livro, incluindo a Madeira e os Açores, para fazermos 15 emissões para o 24Kitchen", prosseguiu.

A "boa disposição e a necessidade de aproveitar o que de mais barato a terra dá" são as duas principais qualidades que Ljubomir Stanisic procura na culinária nacional. E as que mais lhe agradam. "A cultura gastronómica portuguesa tem muito que ver com a sobrevivência. É daí que surgem as papas, as açordas... São 'invenções' muito boas e que refletem a cultura do País", avançou. Uma sobrevivência que o cozinheiro diz estar mais patente devido à seca que tem assolado o País durante este inverno e dificultado as culturas. "Noto diferença desde o verão passado, quando andei por Portugal para escrever Papa-Quilómetros. Agora que voltei aos mesmos sítios para realizar o programa vejo como a agricultura se tem ressentido com a falta de água", realçou. "Não me faz grande diferença porque eu desenrasco-me. Não há água, mas também não vou comprá-la. O meu lema é com pouco fazer muito", afirmou.

O programa Papa-Quilómetros é realizado por Manuel Amaro da Costa, responsável por títulos televisivos como Masterchef, Casa dos Segredos, Depois da Vida e Achas Que Sabes Dançar?, entre outros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt