'Cahiers du Cinéma' foram vendidos à editora Phaidon
A revista francesa Cahiers du Cinéma, fundada em 1951 pelo crítico, teórico e historiador do cinema André Bazin, e que ficou indissoluvelmente ligada à Nova Vaga, por nela terem escrito nomes como François Truffaut, Jean-Luc Godard ou Claude Chabrol, antes de se tornarem realizadores, foi vendida pelo grupo editorial do jornal Le Monde à Phaidon Press, uma editora especializada em livros de arte.
O Le Monde, proprietário dos Cahiers desde 1998, havia anunciado em Abril passado que ia vender a revista, como parte de um plano para cortas custos e restruturar o grupo.
Publicados em francês e com uma versão inglesa disponível online (www.cahiersducinema.com), os Cahiers du Cinéma vendem cerca de 25 mil exemplares mensalmente e têm também um departamento que publica livros de cinema.
A Societé Civile des Amis des 'Cahiers du Cinéma', uma associação de amigos da revista, já se pronunciou a favor da venda do título à Phaidon Press e continuará a controlar uma pequena participação neste.
Richard Schlagman, o proprietário da Phaidon Press, disse que pretende lançar uma versão em inglês dos Cahiers em 2010, e sublinhou: "Estou certo de que os Cahiers poderão tornar-se relevantes de novo para os nossos tempos e falar para uma nova geração de cinéfilos." E acrescentou: "A revista tem uma história extraordinária, apesar das dificuldade por que tem passado nestes últimos anos."