"As partituras de Rossini são obras de relojoaria"

Publicado a
Atualizado a

Donato Renzetti é já um habitué no São Carlos. Já dirigiu em muitos dos grandes teatros líricos, incluindo o Scala, Ópera de Paris, Covent Garden, Met, Staatsoper de Munique e Colón (Buenos Aires); e em festivais, como Glyndebourne, Spoleto e Pesaro. Foi aliás neste, o Festival Rossini de Pesaro, que praticamente se estreou... com L'italiana in Algeri.

Confessando já ter dirigido "todas as óperas cómicas" de Rossini, Renzetti diz preferir L'taliana ao Barbeiro, por ser "mais ampla de horizontes, ter mais drama dentro do cómico e personagens mais ricas e me- nos tipificadas". No todo, vê-a como "uma ópera genial, extraordinária" e com "partes vocais difíceis", pois Lindoro exige "um tenor elegante, digno e preciso" e Isabella "alterna o cómico com o sério", sobretudo este lado, "quando canta sozinha" e que Rossini "serviu" com "uma música que não tem nada de cómico", alerta.

Como maestro no teatro, Renzetti quer de preferência "uma cena estática", porque "o olhar do público, no Rossini buffo, tem que poder repousar sobre os cantores e atentar nas suas expressões faciais e pequenos gestos", na que diz ser "a linha rossiniana mais autêntica, mas também a mais difícil". Dá como exemplo os cantores italianos Sesto Bruscantini e Paolo Montarsolo: "O primeiro expressava-se só através da face (olhos, boca, dicção) e dizia tudo, o outro, um napolitano, gostava mais de 'fazer circo', de esbracejar..."

Das óperas de Rossini, diz serem "difíceis de realizar, porque parecem fáceis, mas são na verdade uma obra de relojoaria". Resultado: "se há um pequeno atraso de alguém no conjunto, tudo começa a ruir!" Daí a necessidade primordial "do ritmo, da sincronização, do rigor", avisa.

De Pesaro herdou um profundo conhecimento das edições críticas das partituras de Rossini - "a sua escrita é muito moderna, às vezes parece um compositor da Broadway..." - e da "tradição das variazioni, os embelezamentos que cada cantor pode adicionar às suas árias". |

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt