"Franchising" em Portugal é responsável por 186 mil postos de trabalho e já pesa 8,3% do PIB
O "franchising" continua a ganhar força na economia do país com mais empresas e insígnias a apostar neste modelo de negócio. No ano passado, o setor registou um crescimento recorde com a faturação a avançar 30% para os 22 mil milhões de euros, assumindo um peso de 8,3% no Produto Interno Bruto (PIB) - que compara com os 7,23% do ano anterior. Os dados, divulgados pela Associação Portuguesa de Franchising, revelam que este mercado é ainda responsável por perto de 186 mil postos de trabalho, representando 27% do total do emprego no país.
“O crescimento do franchising tem um impacto significativo na economia nacional. Além disso, o aumento da faturação e a criação de empregos reforçam o consumo interno, gerando dinamismo em setores como serviços e retalho, que impulsionam o crescimento do Produto Interno Bruto e fortalecem a posição de Portugal no cenário económico global, especialmente em áreas como o turismo e comércio”, refere em comunicado Cristina Matos, secretária-geral da Associação Portuguesa de Franchising.
Numa leitura ao corpo do setor, conclui-se que os serviços registam o maior peso, com 57% das marcas a operar nesta atividade. Seguem-se o comércio a restauração, com uma representação de 25% e18%, respetivamente. Já número de marcas a operar no país também aumentou, atingindo as 542 em 2023 (+5%).
“A estrutura do "franchising" em Portugal mantém-se estável, com os serviços liderando o setor e o comércio e a restauração a seguirem. No entanto, o crescimento tem estimulado o aumento de franquias de baixo investimento, até 50 mil euros, permitindo maior acessibilidade a Pequenas e Médias Empresas (PME), o que diversifica e solidifica ainda mais a estrutura do franchising no país, aumentando a competitividade e a inovação nos modelos de negócios”, adianta a responsável.
A Associação Portuguesa de Franchising destaca ainda que franquias com investimentos até 50 mil euros foram as que mais cresceramno ano passado, representando 71% do setor.Na liderança estão os segmentos de restauração e fast food lideram com (10%) do total de marcas, seguidos pelo comércio especializado (8%) e retalho de moda, calçado e acessórios com (8%). Outros destaques foram cafetarias e gelatarias (7,12%), estética, saúde e bem-estar (6,15%) e mediação imobiliária (5,96%). Esses setores mostram uma grande diversidade de negócios e reforçam a vitalidade e o dinamismo do franchising em várias áreas da economia.