Morreu Pietra, antigo jogador do Benfica e da seleção. Tinha 70 anos
Morreu Minervino Pietra, antigo jogador do Benfica, Belenenses e da seleção, aos 70 anos, anunciou esta quinta-feira o clube da Luz.
"Mais de metade da sua vida dedicou-a ao Benfica, como jogador, analista e, mais tarde, como treinador residente de várias equipas técnicas do plantel profissional de futebol do clube", lê-se na nota de "profundo pesar".
Os encarnados recordam o ex-lateral direito das águias como um "exemplo de dedicação e de enorme benfiquismo, seja em campo ou na estrutura do futebol".
"Sempre foi um desportista de eleição, como jogador do Benfica e da Seleção e como treinador, que inspirava os jogadores pelo seu exemplo e pela mística que sempre incutiu nos mais novos", destacam o clube.
"Chegou ao Clube em 1976 e só em 2022 é que deixou o Benfica, sem nunca o Benfica o ter deixado", refere ainda nota, recordando que Pietra, como jogador, "efetuou 227 jogos e marcou 19 golos", tendo sido "liderado por treinadores como John Mortimore, Mário Wilson, Lajos Baroti ou Sven-Göran Eriksson".
O Benfica realça que a "experiência como futebolista de elite moldou" o "perfil" de Pietra "como treinador".
Pietra fez 26 jogos e marcou um golo por Portugal e, com a camisola do Benfica, somou um total de 227 encontros e 19 golos, já depois de ter começado a carreira no Belenenses, isto tudo durante os anos 70 e 80 do século passado.
Após finalizar a carreira de futebolista, Pietra treinou Alverca, Estoril-Praia, Juventude de Évora e Barreirense, além de ter sido adjunto no Boavista e Belenenses, mas, a partir de 2007/08, passou a estar sempre ligado ao Benfica.
O clube refere que "tudo fará para perpetuar a memória de um profissional de excelência e de um homem de raro carácter". "Minervino Pietra será sempre reconhecido como um dos nossos, portador e zelador da mística", sublinha o Benfica, que endereça os "mais sentidos pêsames" à família de Minervino Pietra, o Sport Lisboa e Benfica.
Ao serviço da seleção nacional, Pietra marcou o seu único golo em 14 de outubro de 1981, precisamente no Estádio da Luz, no desaire com a Suécia (2-1), na qualificação para o Mundial1982.
Presidente da FPF destaca carisma e memória deixada por Minervino Pietra
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, destacou a memória e o carisma de Minervino Pietra, antigo internacional e lateral direito que faleceu aos 70 anos de idade.
"Lateral que ficará na memória de todos, Pietra alinhou 27 vezes pela seleção nacional, participando nas qualificações para o Euro1980, Euro1984 e Mundial 1986, marcando um golo. Figura de grande carisma, mas também discrição, deixou uma marca indelével no clube que representou consecutivamente de 1976 a 2022 nas funções de jogador, analista e técnico. A toda a sua família e ao Benfica, que tão duramente sentirá a sua falta, envio as minhas mais sentidas condolências", disse Fernando Gomes.
Também no seu site oficial, a Liga de clubes lamentou "profundamente" o falecimento de uma "figura histórica" do Benfica.
"A Liga Portugal lamenta profundamente o falecimento de Minervino Pietra, figura histórica do Benfica, clube que representou durante 27 anos, primeiro como jogador, depois integrando as mais diversas equipas técnicas. Natural de Lisboa, o antigo internacional português iniciou a carreira ao serviço do Belenenses, mudando-se para o Benfica em 1976, onde ajudou a conquistar quatro títulos de campeão nacional, além de cinco Taças de Portugal e duas Supertaças", lembrou o organismo.
"homem íntegro e de caráter", realça Belenenses
"Até sempre, Minervino Pietra", lê-se nas páginas oficiais do Belenenses nas redes sociais, juntamente com uma foto do antigo futebolista no início da sua carreira.
"Neste momento difícil e em nome de toda a Família Belenense, os Órgãos Sociais do Clube endereçam a todos os familiares e amigos de Pietra, homem íntegro e de caráter, as mais sentidas condolências e um abraço amigo", acrescenta o clube.
"O futebol português nunca o esquecerá", diz Pedro Proença
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, lamentou esta sexta-feira a morte de Minervino Pietra, na quinta-feira, aos 70 anos, assegurando que o futebol português nunca o esquecerá.
"Minervino Pietra foi sempre um exemplo de dedicação ao futebol. O futebol português nunca o esquecerá", escreveu o dirigente e antigo árbitro nas suas redes sociais.
Sindicato dos Jogadores homenageia "referência do futebol português"
Com Lusa
O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) prestou esta sexta-feira "a mais sincera homenagem a Minervino Pietra, uma das grandes referências do futebol português", que morreu na quinta-feira, aos 70 anos.
"Em meu nome pessoal e na qualidade de presidente da direção do SJPF, manifesto o mais profundo pesar pela morte de Minervino Pietra", informa o líder do organismo sindical, Joaquim Evangelista, em mensagem publicada no sítio oficial do SJPF na Internet.
Evangelista lembrou "um enorme jogador, que marcou a história do Benfica": "Os títulos que ajudou a conquistar e os seus feitos não serão esquecidos, mas na nossa memória fica, sobretudo, a sua simplicidade e bondade intrínsecas", observou.