Issa Kaboré contabiliza 40 internacionalizações e dois golos pela seleção do Burquina Faso.
Issa Kaboré contabiliza 40 internacionalizações e dois golos pela seleção do Burquina Faso.Issouf SANOGO/AFP

Benfica garante empréstimo de Issa Kaboré, defesa-direito do Manchester City

O internacional pelo Burquina Faso de 23 anos chega à Luz por empréstimo do Manchester City até final da temporada. Depois de Zeki Amdouni (já está em Lisboa), este é o segundo reforço garantido pelos encarnados que na época passada jogou na Premier League.
Publicado a
Atualizado a

Issa Kaboré, de 23 anos, deve chegar esta quinta-feira a Lisboa para fazer exames médicos e reforçar o lado direito da defesa do Benfica, por empréstimo do Manchester City até final da temporada. Nas últimas horas de mercado, os encarnados viraram-se para Inglaterra, onde foram buscar o avançado suíço Zeki Amdouni ao Burnley (também cedido por um ano) e aquele que será o concorrente para Alexander Bah na equipa treinada por Roger Schmidt.

Kaboré será o primeiro jogador nascido no Burquina Faso a representar o Benfica e foi a opção encontrada para fazer face à recusa dos belgas do Genk em vender o internacional marroquino Zakaria El Ouahdi. Sem nunca ter encontrado espaço para se afirmar no Manchester City, o novo reforço dos encarnados é um jogador rápido, forte fisicamente e muito ofensivo, que os citizens descobriram com 19 anos no Malines, da Bélgica, na época 2019/20, tendo investido 4,5 milhões de euros, apesar de nessa época ter feito apenas cinco jogos na equipa principal. Para ganhar mais experiência, permaneceu mais uma temporada no clube belga, tendo então sido opção regular (29 partidas).

Sem conseguir convencer Pep Guardiola, que contava no City com João Cancelo e Kyle Walker, no início da época 2021/22 foi emprestado aos franceses do Troyes, onde fez 32 jogos, tendo pelo meio representado o Burquina Faso na Taça das Nações Africanas 2021 (CAN), onde foi considerado o melhor jogador jovem do torneio em que a sua seleção terminou em quarto.

O lateral-direito começava a afirmar-se, mas na temporada seguinte voltou a ser emprestado, agora ao Marselha, onde fez 28 jogos e marcou um golo. Contudo, mantinha-se distante da entrada no plantel principal do City, o que lhe valeu na última época uma cedência ao Luton Town, então de regresso à Premier League, tendo completado 26 jogos oficiais, embora pelo meio tenha voltado a representar o Burquina Faso na CAN 2023, competição onde foi totalista de uma seleção eliminada nos oitavos de final pelo Mali.

A entrar no último ano de contrato com os tetracampeões ingleses, Issa Kaboré enfrenta agora um novo desafio, o de representar um clube que luta por títulos como o Benfica e de voltar a jogar na Liga dos Campeões, competição em que se estreou pelo Marselha em 2022, pelo qual fez quatro jogos, dois dos quais frente ao Sporting, curiosamente os únicos que venceu nessa fase de grupos.

Após um ano em que Alexander Bah não teve concorrência no lugar de defesa-direito, eis que agora terá que lutar pela titularidade com um jogador que e encontra numa fase de afirmação, sendo que esta época deverá ser fundamental para Issa Kaboré, uma vez que , tendo em conta que estará em final de contrato com o Manchester City, se tiver sucesso na Luz terá tudo para assinar um novo contrato já em janeiro com o Benfica… ou com outro clube.

Amdouni já está em Lisboa

O suíço Zeki Amdouni chegou esta quarta-feira a Lisboa para fazer exames médicos e assinar contrato com o Benfica por uma época, por empréstimo dos ingleses do Burnley. O avançado de 23 anos, cujas características apontam para que venha a ser utilizado atrás do grego Vangelis Pavlidis, deve ser apresentado durante o dia desta quinta-feira. No acordo entre os dois clubes, os encarnados ficam com uma opção de compra de 15 milhões de euros.

Nesta reta final do mercado de verão, a SAD do Benfica procura ainda garantir um guarda-redes experiente para concorrer com Anatolyi Trubin. Entre os nomes em cima da mesa estão os portugueses Ricardo Velho (Farense) e Rui Silva (Betis). 

Refira-se que nas cinco principais ligas europeias o mercado encerra amanhã, mas em Portugal fecha apenas na segunda-feira.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt