Villas-Boas festeja com apoiantes na sede de campanha
Villas-Boas festeja com apoiantes na sede de campanhaPEDRO CORREIA / GLOBAL IMAGENS

André Villas-Boas eleito com 80% dos votos: "O FC Porto está livre de novo"

Recorde de afluência nas eleições do FC Porto dita vitória esmagadora do ex-técnico e uma mudança de era no Dragão: chega ao fim um reinado de 42 anos de presidência de Pinto da Costa.
Publicado a
Atualizado a

A mudança de ciclo fez-se com estrondo no Dragão. Numas eleições com a maior afluência de sempre na história do clube, o desafiante André Villas-Boas derrotou o histórico presidente Pinto da Costa com "goleada": 80% dos votos.  Dos 26.876 sócios que foram às urnas, 21.489 (80,28%) elegeram a mudança e votaram na lista B, liderada pelo técnico que levou o FC Porto à vitória na Liga Europa em 2011. Ao fim de 42 anos, 15 mandatos e muitos títutlos conquistados Jorge Nuno Pinto da Costa sai de cena com apenas 5.224 votos, 19,52% do total. Nuno Lobo, da lista C, ficou-se pelos 53 votos.

Luís André de Pina Cabral e Villas-Boas, nascido no Porto em 1977 e atual sócio n.º 7.616 dos dragões, é assim o 32.º presidente da história do FC Porto.

Foi ao som de "Os Filhos do Dragão" que André Villas-Boas entrou na sala da sede de candidatura, na Boavista, para o primeiro discurso como presidente eleito do FC Porto. Mesmo sem resultados oficiais ainda divulgados naquela altura, a mudança de era no Dragão estava já consumada, com o fim do reinado de 42 anos de Pinto da Costa na presidência. "Orgulhoso e honrado desta oportunidade que vocês me dão, vou fazer tudo para conquistar títulos e a sustentabilidade do nosso clube", começou  por dizer o novo presidente eleito, num discurso que durou 13 minutos.

"Espero corresponder às exigências de todos os portistas, que é ganhar, conquistar títulos e sustentar o nosso clube para o futuro, que é o mais importante. Que noite histórica! Que orgulho enorme ver a força do nosso clube hoje. A cada um de vocês, muito, muito obrigado por tudo!"

"Candidatei-me pelo nosso clube e por vocês, os nossos associados. Fui recebendo de vocês a força, energia, confiança que nos trouxde até aqui", acrescentou. "Fazendo fé nas notícias das últimas horas, esta poderá ser uma estrondosa vitória e é por isso que dedico esta vitória a todos os portistas onde quer que estejam, esta vitória é vossa, é dos associados do FC Porto."

A inédita eleição de André Villas-Boas, de 46 anos, implica o fim do 'reinado' presidencial de Pinto da Costa, de 86 anos, que já comandava o FC Porto há 42 anos, desde 17 de abril de 1982, tornando-se, desde então, o dirigente com mais títulos e longevidade do futebol mundial.

E o novo presidente deixou uma palavra especial a Pinto da Costa. "Quero deixar uma palavra às restantes candidaturas, em especial à de Jorge Nuno Pinto da Costa, quero deixar o meu agradecimento por tudo o que deu pelo FC Porto, pela vida que deu ao FC Porto e a garantia que esta é e sempre será a sua casa.". Mais tarde, aos jornalistas, disse que "está na altura de fazer uma boa e grande despedida ao Sr. Pinto da Costa por tudo o que fez pelo FC Porto, se ele assim entender.

"Este é o FC Porto que todos desejamos e precisamos: forte, revigorado, com raça e onde os associados ditaram hoje a sua mudança e encaram os desafios que se avizinham. Temos uma longa missão pela frente. Trabalho árduo numa casa que tem de ser estruturada, arrumada e organizada. Que não haja dúvidas que hoje o FC Porto está livre de novo", disse ainda o futuro presidente.

Sobre o técnico Sérgio Conceição, garantiu não ter qualquer nome alternativo. "Não tenho substituto nenhum, não queria alongar-me sobre esse tema. Agora há que permitir à equipa focar-se no seu objetivo final que é com a conquista da Taça e o 3.º lugar."

Embora ainda sem a divulgação dos resultados, antes das 23 horas, Vítor Baía assumiu a derrota da lista A, de Pinto da Costa, e reconheceu a vitória de André Villas-Boas. "É tempo de mudança, os sócios assim decidiram". Ao fim de 42 anos de reinado de Pinto da Costa, o FC Porto vai ter um novo presidente, após as eleições mais concorridas da história do clube, com mais de 26700 votantes.

Entretanto, algumas dezenas de adeptos do FC Porto, aparentemente ligados aos Super Dragões, tentaram entrar no Estádio do Dragão com cânticos de apoio a Pinto da Costa e insultos a André Villas-Boas, manifestando o desagrado com o resultado eleitoral.

Um contingente alargado da PSP foi imediatamente deslocado para o local e controlou as ações deste grupo.

À saída do carro de Pinto da Costa, o grupo rodeou a viatura para manifestar apoio ao ainda presidente.

"Quero felicitar a Lista B pela vitória, os sócios falaram. É um momento de transição, de mudança. Os sócios são quem mandam no clube, assim o desejaram, agora há que preparar futuro", começou por reconhecer Vítor Baía, vice-presidente do FC Porto e integrante da candidatura da Lista A, liderada por Pinto da Costa, cujo legado de 42 anos de presidência fez questão de realçar. "Apelar à união, terminou um legado incrível da pessoa mais importante da história do FC Porto, a quem devemos enaltecer, porque foi incrível o patamar de excelência em que colocou este clube. Temos obrigatoriamente de estar eternamente gratos ao seu trabalho", disse.

Já na sede de campanha de Villas-Boas, outro ex-jogador portista, Jorge Costa, que será o novo diretor para o futebol, falou numa "grande alegria e uma grande vontade de fazer as coisas bem feitas".


 A candidatura de André Villas-Boas, através de José Pereira da Costa, apontado à área financeira do FC Porto, assumiu "uma vitória expressiva" nas eleições de sábado, mas pediu "paciência" enquanto não são conhecidos os resultados oficiais.

Numa curta intervenção, interrompida várias vezes pelos cânticos de apoio ao novo presidente e ao clube, José Pereira da Costa falou de uma "eleição histórica, com praticante 27 mil votantes", deu ainda conta de "um grande dia", mas lembrou que "os resultados estão ainda a ser apurados".

"Os resultados apontam para uma votação expressiva na lista de André Villas-Boas, mas, por respeito a todos os sócios e simpatizantes, queríamos pedir-vos para esperarem os resultados oficiais e o discurso de Villas-Boas", referiu.

Pinto da Costa saiu do Dragão de carro, sem prestar declarações, mas pouco depois da meia-noite a conta oficial da candidatura de Pinto da Costa nas redes sociais publicou uma mensagem a agradecer a todos os portistas pela jornada.

Nuno Lobo, candidato à presidência do FC Porto pela Lista C, deixou uma "palavra de carinho e gratidão" pelos 42 anos da liderança de Pinto da Costa, fazendo "votos de sucesso" ao sucessor André Villas-Boas.

Visivelmente emocionado, o professor e empresário enalteceu o legado do dirigente portista, considerando que "o estádio, o pavilhão e o museu são reflexo do trabalho de Pinto da Costa".

"Os sócios votaram pela mudança e quero deixar aqui uma palavra de carinho e gratidão ao presidente Pinto da Costa. Não esquecemos o trabalho fantástico que fez neste clube", afirmou

Vitória em todas as mesas de voto, com afluência recorde

Os primeiro resultados, ainda não oficiais, a saírem da contagem de votos no Dragão projetaram uma noite histórica no FC Porto, com uma mudança de era. Segundo várias fontes, Villas-Boas ganhou em todas as 44 mesas de voto, o que motivou um ambiente de festa na sede de candidatura da Lista B.

Passavam poucos minutos das 22:30 quando os presentes começaram a entoar os primeiros cânticos de vitória: "Villas-Boas olé", "Porto" e "o Porto é nosso" foram as palavras mais ouvidas numa sala repleta e em êxtase.

Com 26876 sócios portistas a terem exercido o direito de voto, estas foram de longe as mais concorridas eleições da história do FC Porto, com Pinto da Costa, André Villas-Boas e Nuno Lobo a disputarem a presidência para o mandato 2024-2028.

A contagem dos votos foi acompanhada pela PSP, a pedido da candidatura de André Villas-Boas, que foi aceite pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto.

Ao final da tarde, o vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto antecipava uma contagem rápida de votos nas eleições dos órgãos sociais do clube que suplantaram largamente um recorde de participação com 36 anos. O anterior máximo tinha sido fixado em 1988, quando 10.731 selaram a primeira de duas vitórias de Pinto da Costa, líder do FC Porto desde 1982 e recandidato a um 16.º mandato seguido, sobre José Martins Soares.

A afluência deste sábado no Dragão ultrapassa também, por exemplo, o máximo registado em eleições do Sporting: 22.510 em 2018. O recorde de afluência em eleições dos órgãos sociais de clubes portugueses continua a pertencer ao Benfica, que contabilizou 40.115 em 2021, aquando da primeira eleição do atual presidente 'encarnado' Rui Costa.

"O número é recorde, mas estão envolvidos quase 500 colaboradores, entre funcionários internos e delegados de cada lista. Espero que a contagem e a recontagem sejam muito céleres. Não posso, para já, prometer horas, mas quem estiver nas filas até às 20:00 vai votar. Se eu tivesse de fazer uma previsão, talvez em uma hora ou uma hora e meia se consiga ter resultados", referiu Nuno Cerejeira Namora, em declarações aos jornalistas.

"É maravilhoso. Já batemos todos os nossos recordes e estamos em vias de dobrar o recorde de votação. Um exemplo fantástico do civismo, da educação e de como somos um clube democrático e transparente", agregou Nuno Cerejeira Namora, um dos nomes da lista de Pinto da Costa para vice-presidente.

De resto, milhares de sócios do FC Porto estavam logo pela na manhã presentes na abertura de portas das eleições para a presidência do clube, formando longas filas em volta do Estádio do Dragão. Com adesão massiva, estas são já as eleições mais participadas de sempre. Até ao meio-dia votaram 6901 sócios; às 15h00 esse número já ultrapassava os 14 mil, e às 16h00 segundo o clube, já estava nos 18131.

Villas-Boas: "Sinal de vitalidade importante para o FC Porto"

O candidato André Villas-Boas votou por volta das 12h00. "É um ato democrático, o mais importante é que o presidente eleito seja o presidente de todos os portistas, que o clube volte a focar-se na sua vida. É um sinal de vitalidade, importante para o FC Porto, dará seguramente mais força ao presidente eleito, que assim seja", disse, citado pelo jornal O Jogo.

Villas-Boas confessou-se confiante. "Tenho vindo a sentir e a medir o pulso a toda a massa associativa à medida que fui caminhando pelo país. Tem sido um grande movimento de apoio que me dá força, mas só hoje saberemos se isso se materializa em voto não. A impressão que tenho é que sim", afirmou.

Pinto da Costa: "Lista B fez tudo para dividir o clube"

Pinto da Costa votou antes das 15h00, tendo recusado prestar declarações. Mais tarde, ao Porto Canal, manifestou-se confiante e lançou farpas à Lista B, da candidatura de André Villas-Boas. "Fez tudo para dividir o clube, inclusive para influenciar os resultados das nossas equipas como provarei quando isto acalmar", disse.

O presidente do FC Porto coniderou "normal" que a campanha seja tensa, mas considerou que "passou das marcas". "Passou das marcas quando houve insultos às pessoas da minha lista e a mim, isso não é digno de candidatos a dirigentes do FC Porto. Mas fechadas as urnas, esquecerei isso e temos de ser todos pelo Porto", defendeu.

Questionado acerca do que fará se perder estas eleições, Pinto da Costa disse: "Passo a ser um sócio que vai viver um clube sem responsabilidades, problemas e preocupações. Iria viver mais a minha vida, a minha família e finalmente ter férias".

Vítor Baia, candidato às eleições do FC Porto como vice-presidente da Lista A, liderada por Pinto da Costa, considerou que os adversários eleitorais criaram um ambiente de "destabilização" estratégica para a equipa de futebol não ser campeã.

"Tentamos que as eleições fossem apenas no final do campeonato, e acabou por não acontecer. Pretendíamos não destabilizar a equipa e não ter este turbilhão de confusão na vida do FC Porto", disse o antigo guarda-redes.

O dirigente considerou que essa destabilização foi criada pela Lista B, liderada por André Villas-Boas, apontando que tal foi algo "estratégico".

"Foram momentos terríveis de destabilização, onde não se criou o ambiente necessário para que uma equipa seja campeã, isso existiu. Foi estratégico de quem está a concorrer contra nós", analisou Vítor Baía.

O candidato da Lista A disse que é preciso, até ao final do campeonato, criar condições para que a equipa "faça o melhor que sabe e mostre toda a sua qualidade".

"Temos o melhor treinador do mundo, e é incrível como ele consegue, no meio deste turbilhão, manter a equipa competitiva. Os jogadores querem estabilidade, algo que não existe desde o início da campanha", completou o ex-jogador.

O arranque da votação foi atrasado em cerca de meia hora, devido a um requerimento apresentado pela Lista A, liderada por Pinto da Costa, para a substituição de alguns elementos na mesa de voto.

Os novos órgãos sociais do FC Porto

DIREÇÃO

Presidente
Luís André de Pina Cabral e Villas-Boas

Vice-Presidentes
Rui Jorge Teixeira de Carvalho Pedroto
João Begonha da Silva Borges (pelouro financeiro)
Tiago Filipe da Veiga Guarda Gomes de Madureira
Francisco António Miranda Araújo
José Luís Gomes de Andrade

Vogais
Alberto de Sousa Babo
Teresa Paula Dias Figueiras
Joana Pinto Leite César Machado Ortigão de Oliveira

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente        
António Manuel Lopes Tavares

Vice-Presidente
Jorge Manuel Araújo de Sousa Basto

Secretários
Susana Abreu Alves Pereira Furtado de Mendonça
Vasco Miguel Barros Leal Cardoso
Vasco Bruno de Figueiredo Azeredo

Suplentes
Fernando Nuno Fernandes Ribeiro dos Reis
José Manuel Duque Rodrigues
Mafalda Leão e Seabra Ortigão de Oliveira

CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR

Presidente
Angelino Cândido de Sousa Ferreira

Vice-Presidente
Carlos Manuel Maia da Rocha Nunes

Secretário
Rui Edgar Peixoto Araújo Duarte

Relatores de Contas
Rui Manuel Pais Brochado
Carlos Afonso Dias Leite Freitas dos Santos

Relator de Contencioso
Sofia da Costa Pimenta de Sá Azeredo
Relator de Sindicância
António Maria da Fonseca Côrte-Real Souto Neves

Suplentes
João Pedro Martins Costa
Miguel Paulo Pais Brochado

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt