Em fotos, vídeo, texto... Google revoluciona as pesquisas no telemóvel
A Google visa revolucionar a forma como fazemos pesquisas na internet no telemóvel através de uma nova ferramenta: o Circundar para Pesqusar (Circle to Search).
DIsponível a partir do fim deste mês em telemóveis Android selecionados -- mas com a promessa de que o serviço se estenderá no futiro a mais aparelhos -- trata-se de uma inovadora solução de pesquisa em que o utilizador seleciona qualquer elemento no ecrã e inicia no Google uma pesquisa a partir desses dados.
Esse elemento pode ser virtualmente qualquer coisa: parte de uma imagem, um excerto de um texto ou até um pedaço de um vídeo.
A seleção faz-se através de movimentos naturais -- fazendo um círculo com o dedo no exrã, um rabisco ou um simples toque, com o algoritmo associado a tentar "descobrir" o elemento lógico isolável no momento.
A partir de 31 de janeiro o Circundar para Pesquisar ficará disponível, segundo a Google, nos seus telemóveis de topo, o Pixel 8 e o Pixel 8 Pro, bem como no Samsung Galaxy S24, apresentado igualmente esta quarta-feira.
Isto porque, tal como explicou em conferência de imprensa Alistair Pott, Product Manager da Google, este interface foi desenvolvido em estreita parceria com o fabricante sul-coreano.
No entanto, este mesmo responsável da Google prometeu que "no futuro", o sistema será aberto a outros aparelhos e outras marcas, sem no entanto dar qualquer pespetiva de calendarização.
Google Lens com IA
Outro avanço nas buscas igualmente apresentadas esta quarta-feira prendem-se com o Google Lens. Esta app fica agora com capacidades que fazem com que o utilizador possa, ao apontar a câmara ao que quiser -- ou após carregar uma foto ou captura de ecrã -- fazer uma pergunta sobre o que está na imahem e obter informação rápida através da tecnologia de IA generativa.
No entanto, este novo serviço para já está apenas disponível nos Estados Unidos.