A nova funcionalidade permite selecionar qualquer elemento de uma imagem e lançar uma pesquisa a partir daí.
A nova funcionalidade permite selecionar qualquer elemento de uma imagem e lançar uma pesquisa a partir daí.

Em fotos, vídeo, texto... Google revoluciona as pesquisas no telemóvel

Circundar para Pesquisar é a nova ferramenta do maior motor de busca do mundo que permitirá, em aparelhos Android, fazer pesquisas de qualquer coisa, a partir de qualquer fonte.
Publicado a
Atualizado a

A Google visa revolucionar a forma como fazemos pesquisas na internet no telemóvel através de uma nova ferramenta: o Circundar para Pesqusar (Circle to Search).

DIsponível a partir do fim deste mês em telemóveis Android selecionados -- mas com a promessa de que o serviço se estenderá no futiro a mais aparelhos -- trata-se de uma inovadora solução de pesquisa em que o utilizador seleciona qualquer elemento no ecrã e inicia no Google uma pesquisa a partir desses dados.

Esse elemento pode ser virtualmente qualquer coisa: parte de uma imagem, um excerto de um texto ou até um pedaço de um vídeo.

A seleção faz-se através de movimentos naturais -- fazendo um círculo com o dedo no exrã, um rabisco ou um simples toque, com o algoritmo associado a tentar "descobrir" o elemento lógico isolável no momento.

A partir de 31 de janeiro o Circundar para Pesquisar ficará disponível, segundo a Google, nos seus telemóveis de topo, o Pixel 8 e o Pixel 8 Pro, bem como no Samsung Galaxy S24, apresentado igualmente esta quarta-feira.

Isto porque, tal como explicou em conferência de imprensa Alistair Pott, Product Manager da Google, este interface foi desenvolvido em estreita parceria com o fabricante sul-coreano.

No entanto, este mesmo responsável da Google prometeu que "no futuro", o sistema será aberto a outros aparelhos e outras marcas, sem no entanto dar qualquer pespetiva de calendarização.

Google Lens com IA

Outro avanço nas buscas igualmente apresentadas esta quarta-feira prendem-se com o Google Lens. Esta app fica agora com capacidades que fazem com que o utilizador possa, ao apontar a câmara ao que quiser -- ou após carregar uma foto ou captura de ecrã -- fazer uma pergunta sobre o que está na imahem e obter informação rápida através da  tecnologia de IA generativa. 

No entanto, este novo serviço para já está apenas disponível nos Estados Unidos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt