Bioplástico feito de cascas de camarão dá prémio europeu a jovens portugueses
O HidroQapa, o projeto português de Frederico Mauritty e Madalena de Castro Filipe, foi o grande vencedor da edição de 2024 da Youth Start-Up Competition. O prémio, atribuído esta manhã em Budapeste, na Assembleia das PME, distinguiu os jovens empreendedores que desenvolveram, em parceria com o Instituto Superior Técnico, um bioplástico impermeabilizante para a indústria têxtil a partir das cascas de camarão.
“Estávamos confiantes. Sabemos que o nosso trabalho é muito impactante e forte. Já estivemos noutras competições e acreditamos no potencial que podemos ter. Acima de tudo, estamos muito entusiasmados e orgulhosos. Não tenho palavras”, afirmou, em declarações ao Diário de Notícias, Frederico Mauritty. Já Madalena de Castro Filipe assume que o caminho não termina aqui. “Vamos continuar. Acreditamos mesmo que o nosso projeto pode fazer a diferença e transformar a indústria têxtil. Tem sempre que se começar por algum lado, e estas competições dão-nos visibilidade, impulso e motivação para avançar”.
Embora o projeto esteja ainda numa fase ainda inicial e a participar no programa do BlueBio Value Ideation, iniciativa que promove o desenvolvimento de projetos inovadores e sustentáveis na área da economia azul, em parceria com a Fundação Oceano Azul, a Maze e a Blue Bio Alliance, o objetivo de Frederico e Madalena é claro. “Queremos por o HidroQapa em tudo o que é peça de roupa. Sabemos que a ideia é boa, sabemos que funciona, agora é fazer com que isto chegue ao mercado”, sustenta o jovem estudante da Escola Superior de Enfermagem, que não poupa agradecimentos aos professor João Gomes, do Colégio Valsassina, onde o projeto começou por ser desenvolvido, às professoras do Instituto Superior Técnico que ajudaram a pô-lo em prática e ao mentor no programa de ideação, Luís Cristino, com grande experiência e conhecimento junto da indústria têxtil.
Conseguir financiadores é o passo seguinte. “Nós imaginamos que daqui a cinco anos vamos ser uma empresa e que o nome HidroQapa estará já nas etiquetas das roupas à venda”, diz Madalena de Castro Filipe.
Ao vencer a Youth Start-Up Competition, os dois empreendedores portugueses ganharam o direito a levar o seu projeto à Cimeira do Conselho Europeu de Inovação de 2025, ganhando mais exposição e oportunidades de colaborar com líderes em inovação e sustentabilidade.
Em Budapeste. A jornalista viajou a convite da Comissão Europeia