Premium Do Brasil a Macau. Provavelmente, o santo mais popular do mundo

Itália, Brasil, Macau, Índia, Polónia e Sri Lanka são alguns dos países onde o culto do santo é mais forte - este é, provavelmente, o mais popular de todos os santos da Igreja. Os devotos de 80 países que costumam visitar a Igreja de Santo António, em Lisboa, são a prova disso.

É, muito provavelmente, o mais popular de todos os santos. Por cá, e por onde passaram os portugueses, é conhecido como Santo António de Lisboa. Mas Pádua, onde morreu, também o reclama seu, pelo que na Europa é mais conhecido como Santo António de Pádua. Leão XIII, Papa entre 1878 e 1903, estava certo quando disse que é "o santo de todo o mundo", pois o seu culto está espalhado por todos os continentes.

"Não há nenhum fenómeno de popularidade tão grande de um santo canonizado pela Igreja. É um santo popular e de devoção universal", conta Francisco Sales, reitor da Igreja de Santo António de Lisboa. Segundo o frade, "em todos os cantos do mundo há representações" deste santo, "até mesmo fora do catolicismo". Entre os muçulmanos, por exemplo, "há uma grande devoção a Santo António".

Ler mais

Exclusivos