Premium Digital: campo de batalha ou espaço de cidadania?

Não é preciso recuar muitos anos até um tempo em que as conversas sobre política eram tema tabu em Portugal ou quando um acontecimento do outro lado do mundo demorava largas horas a chegar. No século XXI, o panorama é bem diferente e as discussões sobre cidadania ou política são feitas noutro patamar: o do mundo digital.

O Facebook ou o Twitter passaram a ser espaços onde é possível discutir ideias - com tudo o que isso tem de bom e de mau. Hoje em dia, o alcance de uma publicação nas redes sociais é bem mais extenso do que as oportunidades disponíveis no mundo analógico - os cartazes estão limitados à sua localização estratégica e dimensões, por exemplo. Uma publicação nas redes sociais? Nem por isso.

Também é possível apresentar rapidamente uma petição online, dizendo adeus aos tempos em que precisava de ser assinada porta a porta. E as plataformas digitais trazem outra mudança: a possibilidade de acompanhar aquilo que se passa do outro lado do mundo, em tempo real.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Betinho

Betinho: "NBA? Havia campos que tinham baldes para os jogadores vomitarem"

Nasceu em Cabo Verde (a 2 de maio de 1985), país que deixou aos 16 anos para jogar basquetebol no Barreirense. O talento levou-o até bem perto da NBA, mas foi em Espanha, Andorra e Itália que fez carreira antes de regressar ao Benfica para "festejar no fim". Internacional português desde os Sub-20, disse adeus à seleção há apenas uns meses, para se concentrar na carreira. Tem 34 anos e quer jogar mais três ou quatro ao mais alto nível.