Um físico norueguês disparou contra si próprio para demonstrar uma teoria
Um físico norueguês resolveu gravar um vídeo para demonstrar como a resistência apresentada pelo ar e pela água são muito diferentes. Como? Disparando sobre si próprio debaixo de água.
Andreas Wahl montou uma arma debaixo de água e puxou o gatilho. O que acontece é muito diferente do que se pode ver em alguns filmes de Hollywood.
[youtube:tzm_yyl13yo]
A explicação é simples, diz Wahl: as moléculas de água estão mais próximas entre si do que as moléculas de ar, o que oferece mais resistência a qualquer movimento.
O programa completo pode ser visto aqui, mas a produção deixa o aviso: estas experiências foram exaustivamente testadas e não é aconselhável ou desejável tentar repeti-las em casa. O resultado pode ser fatal.
Não é a primeira vez que Andreas Wahl parece arriscar a vida para demonstrar de forma cabal como a ciência funciona. Noutro episódio do mesmo programa, "Life on the Line", Wahl deixou que o pendurassem a 14 metros do chão, com um pequeno peso na outra ponta, para provar uma das leis de Newton. E noutro atravessou as chamas sem proteção.
[youtube:5ZnKIPfIhAQ]
[youtube:mQVlOXfegsA]