Supercomputador vai aprender a falar com conversas no Reddit
Os investigadores da OpenAI, organização sem fins lucrativos fundada em 2015 por Elon Musk, querem desenvolver um algoritmo capaz de aprender a linguagem humana. O novo supercomputador criado pela NVIDIA, fabricante de chips informáticos, um inovador método de aprendizagem profunda e páginas sem fim de comentários no fórum digital Reddit prometem concretizar esse desejo.
O DGX-1, computador que permitirá o desenvolvimento das capacidades da inteligência artificial, intensificará em muito a velocidade e o volume de informação com que procede o método escolhido - a alimentação de uma rede de dados que simula em traços gerais a cadeia neuronal -, avança a MIT Tecnhology Review. Processos computacionais que, em aparelhos "convencionais" demoram 250 horas, passarão a apenas 10 horas quando realizados no DGX-1.
As múltiplas mensagens que constituem o Reddit serão, por isso, digeridas pelos algoritmos processados por este computador para que se extraia uma compreensão probabilística (padronizada) da conversação humana. No final - isto é, uma vez absorvidas mensagens suficientes - o aparelho deverá ser capaz de manter ele próprio uma conversa.
"A aprendizagem profunda é uma classe de modelos muito especial, porque quando amplias o alcance, eles trabalham ainda melhor", explica Andrej Karpathy, cientista da OpenAI. A linguagem tem-se mantido, contudo, numa das áreas mais problemáticas no desenvolvimento da inteligência artificial. O método da aprendizagem profunda tem permitido a rotura de alguns limites, ainda que não tantos quanto aqueles que se espera agora ultrapassar.
A OpenAI quer ainda confirmar se um robô pode ou não aprender a usar a linguagem humana ao interagir com pessoas no mundo real. Esta é, porém, uma pesquisa incipiente.
O objetivo principal desta organização sem fins lucrativos é expandir os domínios da inteligência artificial, assegurando, consequentemente, o máximo de lucros possíveis para a humanidade.
Segunda a NVIDIA, o desenvolvimento do DGX-1 custou dois mil milhões de dólares (quase 1,8 mil milhões de euros.)