28 maio 2016 às 18h47

Raio atinge festa de aniversário de crianças. Uma em risco de vida

Acidente em jardim de Paris. Trovoada atinge pessoas que se tinham abrigado debaixo de uma árvore

DN

Uma festa de aniversário num jardim em Paris foi este sábado à tarde interrompida da pior forma, quando um raio atingiu 11 pessoas que estavam numa festa de aniversário de uma criança, que se tinham abrigado debaixo de uma árvore após ter começado a trovoada.

Oito pessoas ficaram feridas. Apenas um corre risco de vida, segundo o Le Monde. Quatro dos feridos graves são crianças entre os 7 e os 8 anos

No hospital pediátrico Necker, o diretor dos serviços de urgência Pierre Carli explicou ao final da tarde que a situação tinha evoluído bem para quase todos os feridos. "Quatro crianças foram colocadas em situação de emergência absoluta", ou seja, foram considerados em estado "potencialmente grave" e outras quatro crianças estão em "urgência relativa". Estes feridos têm entre 7 e 8 anos, indicou o médico, citado pelo Le Monde.

As equipas de emergência deslocaram-se rapidamente ao local, o Parque Monceau, no noroeste da capital parisiense. As vítimas foram levadas para o hospital, mas as mais graves receberam tratamento de emergência logo no local, tendo mesmo sido montada uma tenda de emergência.

O porta-voz dos bombeiros parisienses, Eric Moulin, afirmou aos media que os primeiros socorros foram ministrados por um bombeiro fora de serviço que se encontrava na zona.

"Sem a sua ajuda nos momentos iniciais a situação seria muito pior", acrescentou Moulin, destacando a ação do homem que chegou mesmo a aplicar massagem cardíaca às vítimas.

Também na Alemanha ocorreu um caso semelhante, sobre um jogo de futebol de formação, tendo 35 pessoas ficado feridas.

[artigo:5197718]

atualizado às 00.42 de 29-5-2016, com informação atualizada do número de feridos e do seu estado clínico