Quantas pessoas nos separam do resto do mundo? Apenas três e meia

Os cientistas de dados do Facebook analisaram dados dos 1,5 mil milhões de utilizadores ativos. Descubra o seu número
Publicado a
Atualizado a

Há uma teoria famosa que diz que qualquer pessoa no mundo está a apenas seis "passos" de outra, mesmo do outro lado do planeta: ou seja, toda a gente está ligada por uma cadeia de seis elos, no máximo, como propôs o escritor húngaro Frigyes Karinthy num conto de 1929. Agora o Facebook vem dizer que na rede social a distância é bem menor e que toda a gente está ligada/separada por três graus e meio de separação.

Os cientistas de dados do Facebook resolveram analisar informação dos 1,5 mil milhões de utilizadores ativos da rede social e concluíram que o número médio é 3,57. "A distância média que observamos é 4,57, o que corresponde a 3,5 intermediários ou 'graus de separação'", explicam no blogue Research at Facebook.

Na mesma página é possível ver o "seu" número, se for utilizador daquela rede social. A maior parte dos utilizadores do Facebook tem um número entre 2,9 e 4,2. O valor de Mark Zuckerberg, o fundador da rede social é 3,17.

[artigo:4991857]

Segundo este estudo, esta distância coletiva encolheu nos últimos cinco anos. Em 2011, o número era 3,74, dizia na altura um estudo de investigadores de a universidade de Cornell, da Università degli Studi di Milano e do Facebook. Em parte porque o número de utilizadores duplicou.

Os cientistas de dados explicam as dificuldades deste trabalho: imaginemos uma pessoa com 100 amigos; se cada um tiver cem ligações, o número de amigos de amigos sobre para 10 mil. Mantendo o mesmo número de amigos neste segundo círculo, o número de amigos de amigos de amigos chega ao milhão. No entanto, como podem existir sobreposições, amigos em comum, é necessário filtrar as ligações únicas. Assim para fazer todo este trabalho, usaram algoritmos desenvolvidos noutros trabalhos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt