Não faz ideia de como se joga o Pokémon Go? Eis um guia para saber tudo

O jogo que tomou de assalto os smartphones de todo o mundo não requer muita preparação. Conheça dicas úteis para começar

Duas semanas após o lançamento, o Pokémon Go está a crescer a níveis sem precedentes na história dos jogos para telemóveis: a app é instalada a um ritmo de quatro a cinco milhões por dia. Algumas consultoras apontam para várias dezenas de milhões de jogadores - 26 milhões só nos EUA. À medida que chega a mais países, maior é a loucura com o título da Pokémon Company e da Niantic, empresas em que a Nintendo tem participações. Mas por onde começa quem nunca jogou Game Boy?


O conceito
O Pokémon Go é um jogo de realidade aumentada, que usa a tecnologia do Google Maps, a base de dados da Niantic, e o GPS e a câmara do smartphone do utilizador. Depois de descarregar a app da App Store ou Google Play, o jogador personaliza o seu avatar e torna-se um treinador de Pokémon. A missão é explorar o mundo real com uma "mochila" virtual às costas, onde leva bolas (Pokéballs) para apanhar os Pokémon.


As criaturas
No início, terá a oportunidade de apanhar uma de três criaturas: Squirtle, Bulbasaur ou Charmander. O interessante é que quando esbarra com a criatura, a câmara do smartphone abre-se e mostra-a sobreposta à realidade. Verá o Pokémon à sua frente na estrada, numa escada ou em cima de um arbusto. Esta componente de realidade aumentada pode ser desligada (no botão "AR"), mas é aquilo que torna o jogo interessante. É por isso que tem havido tantos alertas: não estar sempre a olhar para o ecrã, ter cuidado a atravessar estradas, não jogar a conduzir, e fazer caçadas em grupo, porque há criminosos que estão a atrair jogadores para os assaltarem.


Como jogar
Durante as excursões, haverá Pokémon a saltar-lhe ao caminho, e tem de lhes acertar com a Pokéball. Recebe então pontos como treinador e vai passando de nível. No entanto, tem de andar - nas ruas do bairro, em parques, no meio da cidade. Eles não estão todos juntos à espera de serem capturados. No canto inferior direito, verá uma barra com figuras e pegadas; se clicar numa delas, terá mais possibilidades de a atrair.


Captura dá pontos
Quando captura um Pokémon novo, recebe mais pontos e este é registado no Pokédex, o dicionário das criaturas. Ao clicar no botão "home", poderá ver quantos e quais apanhou, o conteúdo da mochila e o que está disponível na loja - a forma como o jogo faz dinheiro é vendendo itens que ajudam a progredir mais rapidamente.
Enquanto caminha, irá ver pontos azuis no mapa virtual, PokéStops. Quando chega perto o suficiente, estes pontos de interesse permitem fazer girar a roda com o dedo e obter mais itens: bolas, incenso, poções, remédios, incubadoras, ovos. Estes itens serão depositados na mochila.


Objetivo do jogo
Quando chegar ao nível 5 terá dezenas de Pokémon. Cada vez que apanha um, por exemplo um Sandshrew, recebe "rebuçados" e "stardust" para esta espécie. Cada criatura tem um valor diferente. CP é "combat power", e quanto mais elevado melhor. Este valor será essencial quando começar a ir aos "ginásios", estruturas onde cada treinador põe os seus Pokémon a lutar com outros para tentar liderar o local. Se lançar um ataque a um ginásio com um Pokémon com baixo CP, ele será derrotado e vai ficar ferido. É aqui que entram os itens: o remédio "revive" acorda um Pokémon desmaiado e a poção trata feridas.


Podem evoluir
É possível incrementar o CP do Pokémon. O mais simples é "power up": usa os rebuçados e o "stardust" e ele ficará mais forte. Mas faz mais sentido primeiro fazer evoluir a criatura e só depois dar-lhe "esteroides". Quando clica em "evoluir", a criatura transforma-se noutra - por exemplo, um Geodude evolui para um Graveler. Precisa é de muitos rebuçados, que se obtêm apanhando mais Pokémon da mesma espécie. Também pode trocar Pokémon com outros jogadores.
Outra forma de ter Pokémon poderosos é incubando ovos, o que se consegue caminhando 10 quilómetros (os de 2 e 5 são mais fracos). Não se sabe ao certo quantos níveis há, mas a partir do 20.º é muito mais difícil passar ao próximo. Sabe-se é que a Niantic está a preparar novidades, como a possibilidade de lutar contra Pokémon de outros jogadores e de usar wearables associados ao jogo. Agora, é só ir para a rua e apanhá-los a todos.

Em Los Angeles

Relacionadas

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular

  • no dn.pt
  • Sociedade
Pub
Pub