Novas imagens mostram o destino da sonda que a ESA enviou para Marte
O que aconteceu à sonda Schiaparelli e o que correu mal na aterragem em Marte? Estas são perguntas que a Agência Espacial Europeia (ESA) quer ver respondidas e imagens de alta resolução fornecidas pela NASA podem ajudar a encontrar respostas.
O Mars Reconnaissance Orbiter voltou a olhar para o local onde a Schiaparelli devia ter aterrado a 19 de outubro e descobriu o que a ESA pensa serem componentes de hardware associados à descida do módulo: o escudo contra o aquecimento frontal, o paraquedas e o escudo contra o aquecimento traseiro, ao qual o paraquedas ainda está ligado.
Mas o que se percebe mais facilmente é o local escuro associado ao impacto - com 2,4 metros, o seu aspeto é consistente com o que seria uma cratera feita pelo impacto de um objeto de 300 kg a algumas centenas de km/h. O facto de ser assimétrica, no entanto, é mais difícil de interpretar, reconhece a ESA. "É possível que os tanques dos propulsores do módulo tenham explodido preferencialmente numa direção depois do impacto", mas é necessária uma análise mais profunda, dizem.
Um arco negro visto na parte superior direta da imagem está por explicar, embora a ESA indique que pode estar ligado também ao impacto e possível explosão.