Portugal
06 dezembro 2015 às 22h09

Sampaio da Nóvoa quer que Portugal tenha mais "presença" no mundo

Candidato presidencial diz que essa visão do país é um dos elementos centrais da sua candidatura

Lusa/DN

O candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa disse hoje que Portugal deve ter outra "ambição de presença" no mundo e que esta passa pelo reforço das ligações ao Brasil e a África.

"Só podemos ter outra voz no mundo e outra ambição de presença no mundo se for a partir do reforço destas ligações entre Portugal, Brasil e África", sublinhou, após um encontro em Lisboa com o ex-Presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso.

Salientando que essa visão de Portugal é um dos elementos centrais da sua candidatura, Sampaio da Nóvoa sublinhou que as ligações são culturais e históricas, por definição, mas têm de ser também políticas e económicas.

"Sem isso Portugal não irá a lado nenhum e ficará aqui fechado, numa periferia da Europa, um pouco dependente dos outros países europeus", observou, frisando que o imaginário e a política dos últimos 40 anos em Portugal estiveram muito centradas na ideia da Europa e no processo de adesão e integração europeus.

"Isso é muito importante porque Portugal pertence à Europa, mas, de algum modo, esquecemo-nos de outra dimensão da nossa história, que está metaforicamente construída em torno da língua e da comunidade dos países de língua portuguesa e que para nós são decisivos", vincou.

Sampaio da Nóvoa afirmou que mantém "uma ligação antiga com o Brasil" e que as suas primeiras idas àquele país coincidiram em grande parte com o início do mandato presidencial de Fernando Henrique Cardoso, no início da década de 1990, sobre quem declarou ser "um prazer ouvir a opinião" e conversar sobre temas que interessam aos dois países.