MP vai investigar declarações de Centeno
O Ministério Público referiu hoje que vai analisar "todos os elementos" para verificar se intervém na comissão de inquérito ao Banif, depois de o PSD ter pedido a investigação do alegado falso depoimento do ministro das Finanças.
"O Ministério Público não deixará de analisar todos os elementos que vierem ao seu conhecimento, tendo em vista apurar se se verifica necessidade de intervenção no âmbito das suas competências", referiu o gabinete de imprensa da Procuradoria-Geral da República, em resposta a uma questão colocada pela agência Lusa sobre o assunto.
O deputado do PSD Luís Marques Mendes considerou quarta-feira que o Ministério Público deve investigar se o ministro das Finanças, Mário Centeno, prestou um falso depoimento na comissão parlamentar de inquérito ao Banif, destacando que tal configura um crime público.
"O Ministério Público terá de apurar o depoimento falso" de Mário Centeno, afirmou Marques Guedes no início do arranque do trabalho de quarta-feira da comissão de inquérito.
[artigo:5136039]
O ministro das Finanças rejeitou hoje que tenha prestado declarações falsas na comissão parlamentar de inquérito e criticou os métodos de atuação da oposição em relação ao Governo, recorrendo ao Ministério Público.
Mário Centeno falava no final do Conselho de Ministros, depois de confrontado com a iniciativa do PSD de recorrer ao Ministério Público, tendo como base a acusação de que o titular da pasta das Finanças prestou falsas declarações quando esteve presente na comissão parlamentar de inquérito sobre o Banif. "Não incorri em nenhuma falsidade e compreendo que a oposição tenha de fazer o seu trabalho. Mas não compreendo que a oposição faça o seu trabalho nesses moldes", respondeu o ministro das Finanças.
[artigo:5137210]