19 setembro 2017 às 00h01

Jovem da JS insulta idosa durante campanha

Durante ação de campanha numa freguesia de Penafiel

DN

Um militante da Juventude Socialista (JS) insultou uma idosa durante uma ação de campanha, de acordo com um vídeo publicado pelas juventudes partidárias do PSD e CDS.

Este caso aconteceu no passado fim de semana em São Martinho de Recezinhos, uma freguesia do concelho de Penafiel. Numa ação de campanha da JS, e durante o percurso por aquela localidade num autocarro panorâmico, uma idosa surgia na estrada a agitar o que parecia ser uma bandeira da coligação "Penafiel Quer", o que terá motivado os insultos do jovem da JS.

Este gesto do elemento da Juventude Socialista levou já a duras críticas por parte dos sociais-democratas e também do CDS. "Quando responsáveis políticos aceitam pacificamente que a campanha eleitoral sirva para atacar, insultar e até desejar a morte de cidadãos que possam não partilhar da mesma visão política, estamos perante um autêntico crime e atentado aos valores democráticos", revelou a coligação.

Também em comunicado a JS garante que "não se revê naquela atitude imprópria e irrefletida", "condena veementemente a mesma" e apresenta "um pedido de desculpas" à mulher visada e "à comunidade penafidelense".

Refira-se que também o visado já se arrependeu dos insultos e pediu desculpa pela sua atitude. "Não sou dos militantes mais ativos na JS de Penafiel e só me envolvi mais na campanha. Ao encontrar-me ali, deixei-me levar pelas emoções e errei de forma que me envergonha. Admito o erro e estou arrependido", referiu Tiago Cunha.