Escolas fechadas, estradas cortadas e aluimento de terras devido ao mau tempo

Montalegre, Melgaço, Arcos de Valdevez e Viseu são as regiões mais afetadas.
Publicado a
Atualizado a

A queda de neve cortou hoje o acesso à freguesia de Padroso, em Arcos de Valdevez, obrigando à intervenção dos serviços municipais de proteção civil para limpeza da via, disse à Lusa o vereador com aquele pelouro.

Olegário Gonçalves adiantou que "o alerta foi dado cerca das 08:30, tendo sido deslocados para o local meios dos serviços municipais de proteção civil para garantir o acesso àquela freguesia de montanha", situada nas proximidades do concelho vizinho de Paredes de Coura, distrito de Viana do Castelo.

O vereador com a área da proteção civil adiantou que "também já neva na freguesia da Gavieira", inserida na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), mas as estradas ainda estão transitáveis".

Também na Serra de Montemuro, no norte do distrito de Viseu, há estradas cortadas devido à neve.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro especificou que, desde as 09:00 estão cortadas a Estrada Nacional 321, que liga Castro Daire a Cinfães, e as estradas municipais 1053 (entre Felgueiras e Bigorne) e 533 (entre Feirão e Resende).

A partir das 12:00, as escolas de Picão, Carvalhas e Mezio fecharam por precaução e as crianças foram transportadas para casa.

Um manto com cerca dez centímetros de neve cobre as freguesias de Lamas de Mouro e Castro Laboreiro, em Melgaço, após o primeiro nevão deste inverno.

"A circulação automóvel não está cortada, mas condicionada a veículos com tração total", disse à Lusa o responsável pelo serviço municipal de proteção civil, Luís Matos. "Os veículos de transporte coletivo não podem circular de todo. Está a nevar com intensidade, e a situação tende a agravar-se", explicou.

A queda de neve está a causar alguns constrangimentos em Montalegre, onde o transporte escolar não se vai efetuar da zona de Pitões das Júnias por motivos de segurança, disse fonte do município.

O Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz, em Montalegre, decidiu entretanto suspender as atividades letivas a partir das 13:45 nos seus estabelecimentos de ensino.

Em Boticas, os cerca de 60 alunos da zona de Alturas foram mais cedo para casa, por uma "questão de precaução" devido à neve.

No terreno estão já os meios da Proteção Civil a efetuarem as operações de limpeza das estradas.

Segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro de Vila Real, também neva na zona do Alto de Espinho do Itinerário Principal 4 (IP4), não se registando, no entanto, constrangimentos na circulação.

De prevenção estão, desde segunda-feira, limpa-neves nesta zona.

No distrito a única via cortada ao trânsito esta manhã é a Estrada Nacional 2 (EN2) onde, na segunda-feira, se verificou uma derrocada que arrastou entulho para o pavimento.

Na Maia, distrito do Porto, verificou-se a queda de um muro, na rua Maria Lina Alves Maia, na "ponte de Moreira",, o qual danificou duas viaturas ali estacionadas, e o aluimento de terras, na sequência do mau tempo.

Na Nazaré, uma tenda de grandes dimensões, que acolheu um presépio feito com 25 toneladas de areia e, posteriormente, os festejos de passagem de ano, foi destruída pelo vento.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt