Conta satírica de Twitter sobre Costa foi suspensa

A rede social alegou razões de privacidade para não falar do assunto
Publicado a
Atualizado a

A rede social Twitter apagou a conta satírica "Costa, Primeiro", criada na sequência das recentes sugestões de poupança dadas pelo primeiro-ministro por causa dos aumentos de impostos nos combustíveis, tabaco e álcool - e que ajudou a tornar viral a hashtag #ConselhosDoCosta.

Tanto o gabinete de António Costa como a assessoria de imprensa do PS disseram esta sexta-feira ao DN que desconhecem o caso e a existência de qualquer reclamação junto do Twitter para apagar aquela conta humorística.

[artigo:5020063]

A suspensão da conta "Costa, Primeiro" foi avançada pelo Observador, citando pelo menos um dos autores - que não identifica nem pelo nome virtual, ao contrário do criador de um perfil humorístico dedicado ao ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho - a dizer que não foram notificados da decisão pela rede social.

[artigo:5020063]

"Quando abrimos a conta, uma antiga dirigente da ERC ligada ao PS sugeriu que a utilização da fotografia poderia ser ilegal. Houve também uma sugestão de uma ex-eurodeputada do PS para que este tipo de contas fossem legisladas e, no caso de anonimato, ilegalizadas. Mais um desabafo pelos fracos resultados eleitorais que exasperação, cremos. Mas nunca passou disso", referiu um dos seus autores.

[destaque:Rede social Twitter invocou questões de privacidade para não explicar decisão]

O Twitter alegou razões de privacidade para não falar do assunto, lembrando apenas que as regras vigentes impedem a falsificação de identidades. Contudo, permitem a criação de perfis humorísticos desde que devidamente identificados como falsos ("fake"), não ("not") ou fã ("fan").

Apesar disso, uma conta falsa dedicada a Passos Coelho - "Pedro, o PM" - esteve ativa até há poucas semanas sem conter alguma daquelas referências, conforme assumido pelo seu criador ao Observador.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt