Cavaco desafia jovens a estudarem porque "elevador social funciona"

Cavaco Silva e a mulher, Maria, ladeados pelo secretário de Estado João Costa 8à esquerda) e António Vitorino, presidente da EPIS

Ex-Presidente voltou a aparecer em público para apadrinhar prémios dos Empresários pela Inclusão Social, que nasceram de um desafio que lançou há 10 anos

O antigo Presidente da República, Cavaco Silva, fez uma rara aparição pública esta quarta-feira para participar na cerimónia de entrega das bolsas e prémios dos Empresários pela Inclusão Social (EPIS), que ajudam a recuperar jovens em risco de insucesso e distinguem alunos e projetos de mérito das escolas.

A EPIS nasceu há uma década, na sequência de um desafio lançado às empresas nacionais pelo então Presidente da República, e Cavaco Silva disse ontem, no Pestana Palace, em Lisboa, que acompanhar o crescimento deste projeto terá sido "a iniciativa que mais satisfação" lhe deu em toda a sua vida política.

Assumindo-se como um exemplo de ascensão social através do trabalho, Cavaco Silva desafiou os jovens premiados a não deixaram de estudar muito, defendendo que essa será a melhor forma de alcançarem os seus objetivos: "O Elevador social funciona em Portugal. è possível partir de baixo e chegar longe. Mas é preciso trabalho", avisou.

Este ano, as bolsas monetárias da EPIS chegam a 31 jovens, 27 dos quais no final do 3.º ciclo e quatro no final do secundário (já a frequentarem o ensino superior), para além de diversos projetos inovadores de escolas, num investimento global de 43,6 mil euros. Desde 2011, já foram distinguidas 50 escolas e apoiados com bolsas mais de 130 alunos. Para além destas bolsas, a iniciativa chega a muito mais alunos, através do projeto de mediadores sociais.

A nova aposta da EPIS será a prevenção do insucesso a partir do 1.º ciclo, sendo que o Ministério da Educação - representado na cerimónia pelo secretário de Estado, João Costa - já confirmou a intenção de reforçar as parcerias com a instituição.

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular