Das coisas boas desta cidade

Foi há quase dez anos, 14 já passados sobre o momento em que o avançado estado de degradação do edifício obrigou ao seu encerramento, por ser um perigo para quem por ali passava. O velhinho Pavilhão, batizado Carlos Lopes por Krus Abecasis em honra do ex-atleta medalhado a ouro olímpico, ia voltar a viver. Seria Museu do Desporto e nesse desígnio ver-se-ia de novo bonito e recuperado, à imagem do que aqui chegara, importado do Brasil, em 1932. Havia quem discordasse desse destino - quem o julgasse mais apto a juntar a veia desportiva a uma nova vertente cultural -, mas nesse ano de 2008 essas ideias foram recebidas com orelhas moucas. E parecia que o fado estava traçado.

A inevitabilidade, porém, esfumou-se e o tempo e os homens foram roubando mais e mais bocados ao outrora imponente Pavilhão Carlos Lopes, de novo votado ao esquecimento. Lisboa, que não podia vê-lo naquele estado, tentou uma vez mais travar a sua ruína, desta vez com um concurso internacional: quem vencesse teria por prémio a honra de o fazer renascer e dele tirar melhor partido. Porém, uma vez mais - apesar de haver vencedor e planos desenhados -, tudo ficou como estava.

Até que alguém teve uma ideia: era à cidade que o Pavilhão pertencia e parecia não haver melhor remédio senão entregar-lho para que ela dele pudesse fazer um equipamento que preservasse as suas raízes e história, incluindo a da vida de quem lhe dera o nome, ao mesmo tempo que se abrisse a Lisboa, com eventos culturais, espetáculos, feiras e congressos. Nele se juntariam e dele transbordariam os vários prismas da vida da cidade e entre aquelas paredes seriam de novo feitas coisas grandiosas. E quando tudo o resto desapareceu, ficou a ideia mais simples, a única capaz de fazer o Pavilhão Carlos Lopes voltar a respirar com Lisboa toda dentro.

Amanhã, o lindíssimo edifício que a cidade perdeu há década e meia volta a abrir as portas. Que seja comemorado tornando-se paragem obrigatória. E que venham mais destas boas notícias de Lisboa.

Do mesmo autor

Mais em Opinião

Conteúdo Patrocinado

Mais popular