UE aprova por unanimidade acordo sobre o "Brexit"

Chefes do Estado e do governo dos 28 chegaram a acordo sobre o pacote de reformas que permitirá ao primeiro-ministro britânico David Cameron defender a permanência do Reino Unido na UE.
Publicado a
Atualizado a

"Acordo. Apoio unânime ao novo enquadramento para o Reino Unido na UE", escreveu o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, na sua conta de Twitter, cerca de uma hora e meia depois de ter começado o jantar entre os chefes do Estado e do governo dos 28.

"Acordo sobre Reino Unido na UE pronto. Acabou o drama", escreveu, também no Twitter, a presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, enquanto o primeiro-ministro da República Checa, Bohuslav Sobotka, descreveu o acordo como "um compromisso decente" na mesma rede social.

A análise da denominada questão 'Brexit' começou no primeiro dia de cimeira, que termina hoje, em Bruxelas.

Depois do final oficial dos trabalhos já na madrugada de sexta-feira, multiplicaram-se encontros bilaterais.

A partir das 11:00 de hoje recomeçaram as reuniões, com os trabalhos a serem interrompidos durante a tarde para recomeçarem ao jantar.

Nesta cimeira, apelidada por Tusk como "vai ou racha", está sem hora marcada para terminar e com desfecho muito incerto.

Em cima da mesa na cimeira, que foi apelidada por Tusk como "vai ou racha", estiveram quatro: competitividade, governação da zona euro, benefícios sociais e soberania nacional.

Num esboço de conclusões da cimeira de chefes de Estado e do Governo surgem alterações nos abonos de família, a criação de um "mecanismo de alerta e salvaguarda" para "responder às situações de chegada de trabalhadores de outro Estado membro com uma magnitude excecional por um longo período de tempo".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt