Ta'u, a ilha do Pacífico que funciona a energia solar

A ilha dependia de diesel para ter energia
Publicado a
Atualizado a

Ta'u, uma pequena ilha na Samoa Americana, localizada no Oceano Pacífico, passa a estar equipada com painéis solares para resolver os constantes problemas de energia.

Até agora, a ilha dependia de geradores a diesel para o fornecimento de energia, o que, além de implicar grandes custos, nem sempre era fiável, pois havia constantes falhas e o barco que levava o gasóleo à ilha podia estar meses sem aparecer, conta o proprietário de uma loja de comida, citado pelo blogue da empresa SolarCity.

Para resolver esta situação, a SolarCity e a Tesla desenvolveram no último ano um projeto de instalação de mais de 5300 painéis solares e 60 baterias Powerpack capazes de fornecer 100% de energia necessária para os 600 habitantes da ilha.

As baterias precisam apenas de sete horas para recarregarem completamente, o suficiente para os painéis produzirem energia para três dias.

Num comunicado, a SolarCity afirma que este sistema, implementado durante o último ano, traz benefícios para os habitantes da ilha, uma vez que tem um menor custo do que os geradores a diesel e é menos poluente e muito mais seguro

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt