Submarino com uma tonelada de cocaína capturado nas Galápagos
Um submarino para transporte de drogas ilegais foi capturado pela marinha do Equador este domingo, anunciou no Twitter o vice-ministro da Segurança Interna desse país, Diego Fuentes Acosta.
Segundo o vice-ministro escreveu na rede social, a embarcação era um semissubmergível, uma embarcação conhecida como narcossubmarino que é frequentemente usada por cartéis colombianos e mexicanos para traficar drogas. A embarcação transportava cerca de uma tonelada de cocaína, que foi apreendida pelas autoridades do Equador.
Três pessoas foram detidas na operação, que constituiu um trabalho coordenado entre as autoridades equatorianas e a polícia colombiana. A embarcação foi detetada perto da Ilha Genovesa, no sul das ilhas Galápagos.
[twitter:734527194786070528]
O narcossubmarino, também chamado de "narco sub", foi desenvolvido pelos cartéis da Colômbia para transporte de cocaína. São embarcações em que o motor é semissubmersível e que conseguem desaparecer quase totalmente debaixo de água, tornando-os difíceis de detetar a partir do ar ou de outros barcos. Começaram a ser usados no final da década de 1990.
[artigo:5158218]