Polícias brasileiros apanhados em vídeo a disparar contra homens feridos e desarmados

Agentes já foram detidos e acusados de homicídio. Participavam numa operação que resultou na morte de uma adolescente, vítima de uma bala perdida
Publicado a
Atualizado a

Dois agentes da Polícia Militar do Rio de Janeiro estão sob investigação depois de terem sido filmados a disparar contra dois suspeitos que estavam feridos, caídos no chão e desarmados. Os dois homens acabaram por morrer.

Segundo a Folha de São Paulo, o tiroteio aconteceu na passada quinta-feira na Fazenda Botafogo, uma zona norte do Rio de Janeiro: a troca de tiros, que começou durante uma operação da polícia num bairro problemático, resultou na morte de uma adolescente que estava numa escola na área, vítima de uma bala perdida, e o vídeo do que se passou depois acabou nas redes sociais.

[amazon:2017/04/policia_brasil_20170401125906]

Nas imagens, é possível verificar que os agentes da Polícia Militar se aproximam dos dois suspeitos, que estão já caídos no chão, e voltam a disparar. Um deles parece mover-se ao aperceber-se da aproximação dos agentes.

A brutalidade do vídeo chocou os brasileiros e já determinou a abertura de uma investigação interna das autoridades. A Polícia Militar admite que as imagens mostram uma "flagrante ilegalidade" e garante que os responsáveis, cujos nomes não foram revelados, serão punidos. Ambos foram entretanto detidos e acusados de homicídio.

Em declarações à imprensa local, um porta-voz da polícia frisou porém que os dois agentes estavam a lidar com criminosos perigosos. A irmã de um dos homens atingidos garante que o ato dos polícias foi de "cobardia". Também a morte da adolescente, Maria Eduarda da Conceição, tem sido tema de debate na opinião pública brasileira: a menina morreu enquanto estava numa aula de educação física e é mais uma das vítimas dos constantes tiroteios entre a policia e criminosos.

Na sequência do episódio que aconteceu no Rio de Janeiro, centenas de pessoas manifestaram-se nas ruas da cidade contra a violência policial.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt