Pequena Sereia nua de mais para o Facebook

A estátua é uma das atrações turísticas de Copenhaga

Rede social impediu que política dinamarquesa publicasse fotografia da estátua de Copenhaga

Já com 102 anos de existência, a estátua da Pequena Sereia é um dos pontos turísticos de Copenhaga. Mas a nudez da figura ultrapassa os limites das regras do Facebook.

É isto que diz uma política dinamarquesa. Mette Gjerskov denunciou que tentou publicar na rede social um link para o seu blogue, em que figurava uma fotografia da estátua, e foi impedida de o fazer por "ter muita pele nua ou conotações sexuais".

"Não imaginava que o nosso tesouro nacional fosse categorizado no mesmo nível que pornografia infantil e esse tipo de abominações", comentou Mette Gjerskov no próprio Facebook, onde denunciou esta alegada censura, e no Twitter.

A deputada social democrata explicou que, mais tarde, a rede social fundada por Mark Zuckerberg voltou atrás na decisão, mas que a estação de televisão TV2 retirou a imagem do seu blogue devido ao risco de pagamento elevado de direitos de autor.

"Pelos vistos não podemos publicar fotos do nosso tesouro nacional sem um pagamento avultado aos herdeiros do artista. É a lei - aprovada pelo parlamento", escreveu Mette Gjerskov.

A estátua em bronze, inaugurada em 1913, é da autoria de Edvard Eriksen e representa a personagem de um dos contos infantis de Hans Christian Anderesen. Foi um presente do fundador da cervejaria Carlsberg, Carl Jacobsen, à cidade.

O Facebook explica aqui quais as regras para a nudez, onde se pode ler que permite "fotografias de pinturas, esculturas ou outro tipo de arte que retrate nudez".

Relacionadas

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular

  • no dn.pt
  • Mundo
Pub
Pub