Outro negro morto pela polícia nos EUA. Namorada filmou em direto para Facebook
É o segundo caso de um negro morto pela polícia nos EUA esta semana. Philando Castile, de 32 anos, foi baleado ainda dentro do carro, depois de ter sido parado por um agente, na cidade de Falcon Heights, no Minnesota. A namorada filmou e difundiu em direto os últimos instantes do seu companheiro, no Facebook.
A mulher, Diamond Reynolds, diz no vídeo, dirigindo-se ao polícia, que ele disparou quatro tiros contra Castile. O incidente aconteceu na quarta-feira à noite, por volta das 21.00.
No vídeo, divulgado em direto e já visto mais de 1,7 milhões de vezes, a mulher explica que o namorado tinha informado o agente de que tinha uma arma e licença de porte de arma e que estava a procurar os documentos quando o polícia disparou. É possível ver Philando Castile com a roupa ensanguentada, ainda vivo, e o polícia, a gritar, afirmando ter dito ao homem para levantar as mãos.
O vídeo está disponível no Facebook e YouTube e pode ser visto aqui, mas contém imagem chocantes. No final do vídeo é também possível perceber que a filha de Reynolds, uma criança pequena, estava no carro.
A polícia já confirmou que um agente realizou os disparos que causaram a morte a Castile - acrescentando que há 30 anos não havia um tiroteio envolvendo agentes da esquadra local. "É chocante. Não é algo que aconteça aqui", disse o sargento Jon Mangseth.
O incidente ocorreu apenas algumas horas após o anúncio de um inquérito federal sobre um caso semelhante no Louisiana - Alton Sterling, um vendedor de CDs do Louisiana, foi morto pela polícia à porta de uma loja de conveniência.
Castile tinha 32 anos e era funcionário de uma cantina escolar há mais de dez anos. Segundo os números recolhidos num projeto especial do jornal Guardian, foi a 561.ª pessoa a ser morta pela polícia este ano nos EUA - 135 eram negros, o que faz com que esta comunidade seja a mais afetada, em proporção, logo a seguir à dos nativos norte-americanos (3,23 e 3,4 por milhões de habitantes da mesma etnia).
com Lusa