Artur Mas dá "passo para o lado". Puigdemont será novo líder da Catalunha

Artur Mas aceitou retirar candidatura

Presidente da Câmara de Girona vai substituir Artur Mas à frente da Generalitat.

Na véspera do fim do fim do prazo para eleger o novo presidente da Catalunha, os independentistas da lista Junts pel Sí e da CUP chegaram a acordo para investir Carles Puigdemont como líder da Generalitat, onde vai suceder a Artur Mas, que, segundo o El País, aceitou no último momento retirar a candidatura.

Numa conferência de imprensa na Generalitat, Artur Mas explicou: Vou dar um passo para o lado; é uma decisão muito dolorosa, mas estou tranquilo". O líder catalão anunciou que propôs Carles Puigedemont para a presidência da Generalitat e sublinhou que "A Catalunha é uma nação".

Artur Mas garantiu que apesar de não reclamar cargos, está "à disposição do Parlamento da Catalunha para o que for pedido no futuro, à disposição do futuro presidente e do novo Governo da Catalunha", reportou a agência espanhola Efe.

O presidente disse ainda que combinou com a CUP que Puigdemont será empossado na segunda-feira no Parlamento.

Na semana passada, o presidente cessante da Catalunha tinha assegurado que ia prosseguir o combate político após a recusa de um partido do campo independentista em legitimar a sua investidura.

O "Junts pel Sí" (Juntos pelo sim), a lista independentista de Artur Mas, venceu as eleições de 27 de setembro, garantindo 65 dos 135 lugares no parlamento regional. No entanto, permanecia dependente dos votos de pelo menos dois deputados da CUP, e da abstenção dos restantes oito eleitos por esta formação, para garantir a maioria suficiente que lhe permitisse ser investido.

Após três meses de debate interno, a direção da CUP, respeitando a decisão da maioria dos seus militantes, anunciou no domingo que não apoiará Artur Mas, acusado de ter aplicado medidas de austeridade e de envolvimento do seu partido Convergência Democrática da Catalunha (CDC, liberal), em práticas de corrupção.

Últimas notícias

Mais popular