Um dos atacantes de Bruxelas foi detido na Turquia em junho
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse esta quarta-feira numa conferência de imprensa que um dos atacantes responsáveis pelos atentados em Bruxelas foi "apanhado na Turquia" em junho do ano passado.
Segundo a agência Reuters, Erdogan afirmou que o homem tinha sido deportado para a Holanda em julho de 2015 a seu pedido, e que a deportação tinha sido comunicada às autoridades holandesas. A Bélgica "ignorou" o aviso de que o homem era um combatente terrorista, afirma o presidente.
O gabinete da presidência turca esclareceu mais tarde que Erdogan se referia a Ibrahim El-Bakraoui, o bombista suicida que se fez explodir no aeroporto de Zaventem. As duas explosões no aeroporto de Zaventem mataram pelo menos 11 pessoas.
[artigo:5092163]
Pelo menos 31 pessoas morreram nos atentados reivindicados pelo grupo Estado Islâmico na capital belga. Além das 11 pessoas que morreram, uma terceira explosão na estação de metropolitano de Maelbeek, a apenas 200 metros da sede da Comissão Europeia, provocou a morte a pelo menos 20 pessoas.
[artigo:5090248]