Dezenas de incêndios no norte de Espanha

O incêndio no monte Igeldo obrigou a que fosse evacuado o agroturismo de Maddiola, onde estavam cerca de 25 pessoas
Publicado a
Atualizado a

Um empreendimento de agroturismo na região de San Sebastian, no norte de Espanha, foi evacuado esta noite devido a um incêndio que deflagrou às 15:00 e que está por controlar, informou o departamento basco de Segurança.

A menos de uma semana do início do inverno, o norte de Espanha, nomeadamente as regiões da Galiza, Astúrias e País Basco, está a ser consumido por dezenas de incêndios florestais, quase uma centena só na região das Astúrias, de acordo com a Efe, Agência de Notícias de Espanha.

O incêndio no monte Igeldo obrigou a que fosse evacuado o agroturismo de Maddiola, onde estavam cerca de 25 pessoas.

De acordo com as autoridades, o vento está a dificultar o combate às chamas, para o qual foram chamados os bombeiros de San Sebastian, Zarautz e Legazpia. Até ao início da noite já tinham sido consumidos 50 hectares de floresta e o incêndio estava fora de controlo na zona do município de Orio. No lado de San Sebastian chegou a estar controlado, mas reativou-se parcialmente, segundo a Efe.

Não são conhecidas as causas do incêndio, numa região onde as temperaturas rondaram hoje os 23 graus.

Em Ourense, na Galiza e não muito longe da fronteira com Portugal, um incêndio na região de Carballeda de Valdeorras consumiu durante a tarde mais de uma centena de hectares de floresta e está ativo "com vários quilómetros de frente", segundo as autoridades.

O incêndio deflagrou a meio da tarde, mas não está a pôr em perigo localidades. Também o forte vento, com rajadas de 80 quilómetros por hora, aliado a temperaturas altas e falta de chuva, está a dificultar o trabalho dos bombeiros.

Nas Astúrias, na localidade de El Franco, um incêndio levou a que as autoridades encerrassem ao trânsito, esta tarde, troços de estradas e a ligação por comboio entre as Astúrias e a Galiza (que ainda permanece suspensa).

Na região estão esta noite ativos quase uma centena de incêndios, tendo sido mobilizada a Unidade Militar de Emergências, que deve começar a participar no combate às chamas nas próximas horas.

De acordo com o responsável do Governo autónomo pelo meio rural e serviços de extinção, a situação na região é "complicada" por causa dos ventos fortes, altas temperaturas e falta de chuva, ainda que se esperem condições meteorológicas mais favoráveis nas próximas horas.

O responsável disse que que tudo parece indicar que alguns dos incêndios foram provocados e que se passou de 18 fogos ativos durante a manhã para os atuais 99.

Apesar de o "ponto crítico" ser a zona de Cangas del Narcea e El Franco, o conselheiro disse que há fogos ativos na zona central e na zona oeste das Astúrias.

Nas próximas horas chegarão às Astúrias mais de cem efetivos da Unidade Militar, com meios técnicos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt