"Bomba mostra que Trump é másculo"

Entrevista ao general Loureiro dos Santos sobre bombardeamento no Afeganistão.

Que tipo de bomba é esta?

É uma bomba convencional que deve ter elevada concentração de [explosivo] trotil, com algum preparado que lhe reforça a potência. É a primeira vez que é usada... talvez tenha efeitos próximos de uma mini-bomba nuclear com pouca capacidade.

O que justifica o emprego tático da chamada "mãe de todas as bombas"?

Independentemente dos seus efeitos, que são bastante superiores às bombas normais, tem em especial um efeito de dissuasão do inimigo pelos resultados que obtém.

A bomba foi lançada para, alegadamente, destruir túneis e cavernas do Estado Islâmico. É crível que os EUA, ao fim de 15 anos no Afeganistão, desconhecessem esses esconderijos ou que lá houvesse algo?

Não. Julgo que os deveriam conhecer, mas só agora entenderam que era a oportunidade de os tentar destruir.

Este tipo de bomba ser lançado pela primeira vez é um sinal político para adversários como a Coreia do Norte, que sábado celebra o aniversário de Kim Il-sung [avô do atual líder]?

Sim. É um sinal político importante porque não tem os efeitos negativos, radioativos, das armas nucleares e tem os que estão próximos da capacidade nuclear.

O uso da GBU-43 é uma decisão exclusivamente militar?

Uma bomba destas, que está quase no patamar nuclear, tem de ser lançada apenas depois da autorização política.

Que consequências político-militares do uso desta bomba?

O facto de os EUA empregarem este armamento dar-lhes-á maior capacidade de obter, dos aliados e adversários, os comportamentos que lhes interessam sem aplicar a força.

É coincidência a GBU-43 ser lançada pela primeira vez com Trump como presidente?

Neste caso concreto também pode ter o objetivo de ter efeitos políticos dentro dos EUA, para mostrar que este presidente é másculo e, se necessário, usa os meios mais poderosos para defender os interesses do seu país.

Relacionadas

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular

  • no dn.pt
  • Mundo
Pub
Pub