Roménia expulsa da Eurovisão por não pagar dívidas

A participação do país romeno ficou sem efeito por causa das dívidas da estação de televisão pública
Publicado a
Atualizado a

A Roménia foi expulsa do Festival da Eurovisão pela União Europeia de Radiodifusão, a quem cabe a organização do certame, por causa dos 14 milhões de euros em dívida da estação pública daquele país. A entidade europeia estivera em negociações com o ministro das finanças romeno durante as últimas semanas para reaver os dividendos de transmissão, que remontam a 2007, mas a proibição de participação no concurso acabou por ser a decisão tomada.

O anúncio foi publicado no site da União Europeia de Radiodifusão, onde se podia ler: "A TVR [estação de televisão pública romena] não poderá participar no Festival da Eurovisão da Canção e perderá acesso a outros conteúdos disponibilizados aos membros e o direito de transmitir eventos específicos."

"É lamentável que tenhamos sido forçados a tomar esta decisão. Estamos desapontados com o facto de as nossas tentativas de resolução do problema não tenham tido resposta por parte do governo romeno", informou a diretora geral da União Europeia de Radiodifusão.

O cantor romeno de 24 anos Ovidiu Anton, que ia entoar a canção Momento de Silêncio, mostrou-se inconsolável com a decisão: "Queridos amigos, finalmente recebi o comunicado oficial. Estou a tentar sorrir e não me deixar levar mas isto é injusto. Eu continuo a ser o mesmo artista honesto, o mesmo lutador que ganhou de forma justa tanto junto do júri como do público, contudo, sou declarado derrotado. Por quem? Porquê? Justo? Eu não sei como me hei de referir a isto portanto abstenho-me."

[youtube:1JYegaWsUVg]

Jon Ola Send, supervisor executivo do Festival da Eurovisão da Canção garantiu que a situação não irá perturbar a normal realização do concurso. "Ter uma decisão forte tão tarde é sempre um pouco desestabilizador mas isso não vai afetar negativamente a edição de 2016 do Festival da Eurovisão de forma alguma", frisou.

Esta não é a primeira vez que um país é desqualificado do certame. A Grécia, por submeter uma canção não original e a Geórgia, por apresentar um tema com conotações politicas, já foram penalizadas com a mesma medida. A edição deste ano do concurso acontece em Estocolmo, na Suécia, a 12 de maio.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt