O que há de errado com esta imagem? Tem mau Photoshop e ganhou prémio
A marca Nikon, de material fotográfico, distinguiu uma imagem que tinha sido alterada com recurso a um programa de edição de imagem. Era apenas um pequeno prémio dado na página de Facebook, mas os elogios à "perspetiva interessante" e a sorte "de apanhar um avião" a passar levou alguns internautas a investigar. E o que se seguiu foi um festival de humor.
Em primeiro lugar os internautas dedicaram-se a expor a fraude: bastou ajustar os níveis da imagem para descobrir a sobreposição.
Depois surgiram as montagens:
[artigo:5007225]
Poucas horas depois a página da Nikon publicou uma mensagem a lembrar que o NikonCaptures é um concurso informal e a pedir desculpa pela falha. A marca comprometeu-se também a rever as regras do concurso e os regulamentos.
A Nikon agradeceu também as imagens "engraçadas e cheias de humor" que estão a ser partilhadas. "Agradecemos as numerosas contribuições espontâneas e encorajamos todos a manter a imaginação viva".
Apesar de este ser um pequeno concurso e de a história ser quase anedótica, a utilização do Photoshop na fotografia, sobretudo no fotojornalismo, não é sempre motivo para brincadeiras. A organização do prestigiado concurso World Press Photo, por exemplo, tem regras apertadas para impedir alterações e regular o que é permitido corrigir recorrendo a programas de edição de imagem.