'New Day': o novo jornal 'low cost' para ler em 30 minutos

Nova publicação do grupo Trinity Mirror chega esta segunda-feira. Tem 40 páginas e custa 63 cêntimos
Publicado a
Atualizado a

O primeiro novo jornal nacional britânico em 30 anos chega esta segunda-feira às bancas. Chama-se New Day, é publicado pelo gigante Tritiny Mirror - grupo que detém títulos como Daily Mirror ou The Sunday People - de segunda a sexta-feira e tem apenas 40 páginas. O objetivo, explica à BBC a editora executiva, Alison Phillips, é satisfazer as necessidades dos leitores do século XXI, que são "pobres em tempo" e "apenas têm 30 minutos" para se atualizarem sobre os assuntos que estão na ordem do dia.

Para além de oferecer "tudo o que é preciso saber", o New Day ambiciona também "impedir o declínio" da compra de jornais em papel. "Meio milhão de leitores escolhem, todos os anos, não comprar jornais. Não achamos que tenha de ser assim, se o produto for bom. Revitalizar a imprensa é uma parte fundamental da nossa estratégia, em paralelo com a transformação digital. Não tem que haver uma escolha entre os dois", garante o presidente executivo do grupo, Simon Fox.

Phillips reforça a ideia, sublinhando que o novo jornal vem refletir e fazer frente à "bomba nuclear que rebentou no mundo dos media com o advento da internet". "Apesar de agora, quando há uma notícia de última hora, as pessoas receberem alertas nos seus telemóveis, o que elas realmente querem é uma edição implacável do dia". E frisa: "A maioria das pessoas, e falámos com milhares de leitores ao longo do último ano, apenas querem 30 minutos, e apenas têm 30 minutos. Toda a gente é pobre em tempo, hoje em dia".

Para valorizar as páginas impressas, a nova publicação não irá usufruir de um site próprio, embora assegure presença mas redes sociais. Quanto ao conteúdo, o New Day afirma-se "politicamente neutro" e não terá a tradicional coluna editorial. "Estamos a tentar criar um estado de otimismo e positivismo que está em falta nos outros sítios", acrescenta a editora.

No primeiro dia, a publicação, dirigida sobretudo a pessoas "entre os 35 e 55 anos", estará disponível gratuitamente em 40 mil locais de revenda. Segue-se um período experimental de duas semanas, durante o qual custará 0,25 libras (31 cêntimos), e só depois estabilizará num preço final, e mesmo assim low cost, de 0,50 libras (cerca de 63 cêntimos).

A avaliar pelo preço, conteúdo e público-alvo, o New Day irá competir diretamente com o i, diário com o custo de 0,20 libras (25 cêntimos) até agora publicado pelo grupo Independent Print (que, recorde-se, anunciou recentemente o fim da edição impressa do The Independent), e que passará, em breve, a pertencer ao grupo Johnston Press. Fonte do The Guardian avança ainda que novo jornal, poderá rivalizar com o Daily Mail e o Daily Express, uma vez que "ambiciona chegar a esse tipo de público".

Campanha milionária

Para acompanhar o lançamento do New Day, o grupo Trinity Mirror apostou numa campanha publicitária de cinco milhões de libras (6,3 milhões de euros), que inclui um anúncio televisivo de 30 segundos (transmitido em prime-time). Claramente focado na palavra "new" (novo, em português), este promete "uma nova abordagem, nova perspetiva e novo estilo", trazidos até aos leitores através de "uma nova equipa de jornalistas com um novo discurso".

[youtube:7YM2VEe-B_U]

O investimento inclui ainda publicidade impressa, na rádio e nas redes sociais. Parte da estratégia online, aliás, passa por satisfazer a curiosidade do público, revelando os bastidores das reuniões editoriais. "A nossa atividade social traz os leitores para o santuário da equipa editorial, algo que normalmente é envolto em secretismo. Esta abordagem aberta e moderna simboliza o que o título defende, e a relação que os leitores estão à procura com uma marca noticiosa", explica Zoe Harris, diretora de marketing do grupo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt